Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Lançamento de projetos socioculturais do Quintal da Domingas ocorrem neste final de semana

Foto: Divulgação

Lançamento de projetos socioculturais do Quintal da Domingas ocorrem neste final de semana
O lançamento dos projetos socioculturais do Ponto Cultural ‘Quintal da Domingas’ acontece nesse final de semana, 19 e 20 de novembro, com diversa programação durante os dias. O evento de lançamento acontece no domingo (20), às 19h. A ação conta com a colaboração de um trabalho em rede da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do Instituto de Inclusão, Cidadania e Ação (Inca) e da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW).
 
A iniciativa promove um retorno grandioso para toda a comunidade, professores, artistas e alunos que participarão no decorrer da ação dos projetos, entre eles, o Semente Ribeirinha, Flor da Idade, Curso de Confecção Figurinos Regionais e Curso de Artesanato de Cerâmica.
 
Confira os projetos e a programação completa abaixo:
 
Semente Ribeirinha


O projeto Semente Ribeirinha, nasceu no Ponto de Cultura – Quintal da Domingas, na comunidade histórica de São Gonçalo Beira Rio, realiza o repasse, manutenção e difusão da cultura popular mato-grossense através da dança popular reconhecida como uma das nossas principais manifestações culturais, o siriri e cururu.

Desde 2019 o Quintal da Domingas, oferta aulas de siriri, colocando à disposição deste grupo infantil todo o conhecimento das tradições da cultura popular, da teoria à prática da dança e da música tradicional, bem como a sua experiência como grupo profissional para que os mesmos, além de terem acesso a este bem cultural, possam participar da sua difusão. As aulas terá duração de sete meses e acontecerá todos os sábados no Quintal da Domingas.

Aula inaugural: 19/11 (sábado)
Horário: 08h
Local: Quintal da Domingas
 
Flor da Idade

Esta atividade nasceu no Quintal da Domingas em 2019, com o intuito de promover o bem-estar físico, mental e a socialização através do estímulo do convívio entre diferentes gerações, beneficiando a todos através das trocas e aprendizados. Na oficina Flor da Idade serão ofertadas aulas de danças populares regionais, com ênfase no Siriri para pessoas com faixa etária acima dos 60 anos, sempre aos sábados com 1h30 de duração.
 
Início das aulas: 19/11 (sábado)
Horário: 17h às 18h30
Local: Quintal da Domingas
 
Curso de Artesanato em Cêramica

Neste curso iremos repassar a tradição da arte manual do modo de fazer a cerâmica de São Gonçalo Beira Rio, em todo o seu processo de confecção desde modelar o barro, como vasos, moringas e outras peças utilitárias da cozinha que faziam parte do cotidiano dos moradores da comunidade de São Gonçalo Beira Rio até o seu processo de queima. Nesta oficina poderão participar jovens e adultos, e também ocorrerão sempre aos sábados com 1h30 de duração.
 
Início das aulas: 19/11 (sábado)
Horário: 16h às 17h30
Local: Quintal da Domingas

Curso de Confecção de Figurinos Regionais 
 
O curso de Confecção de figurinos foi concebido para fomento dos projetos socioculturais que impactam positivamente à sociedade, promovendo o empoderamento e o empreendedorismo. Tem por objetivo, oferecer formação em corte e costura para mulheres, através da confecção de figurinos do Grupo Flor Ribeirinha, no Ateliê do Ponto de Cultura – Quintal da Domingas. As alunas conheceram todo o processo de confecção, como a criação de modelos, desenho técnico, materiais têxteis, tipos de acabamentos, máquinas de costura para cada etapa da confecção, e os processos de montagem das peças de figurinos propostas no curso.
 
Início das aulas: 19/11 (sábado)
Horário: 14h às 17h30
Local: Quintal da Domingas
 
Daçando Siriri: formação para professores


O projeto, “Dançando Siriri: Formação Para Professores” foi proposto pela historiadora e produtora cultural Natalia Ramires e selecionado através do edital de seleção pública n° 002/2021 FESTIVAL RIBULIÇO – LEI ALDIR BLANC da Secretária Municipal de Cultura Esporte e Lazer.

Tem como objetivo formar professores da área de Educação Física, de Artes e de Dança para atuar nas academias de dança e escolas, perpassando os saberes da cultura popular do Estado de Mato Grosso com base em uma das danças mais difundidas na região, o Siriri.

O projeto, tem como proposta realizar um encontro presencial, com quatro horas (4h) de duração. São 40 vagas destinadas a professores, e a aula ocorre no próximo sábado (19), das 17h às 20h no Ponto de Cultura – Quintal da Domingas na Comunidade de São Gonçalo Beira Rio. (Com informações da assessoria)
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet