Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

LAZER PARA POPULAÇÃO

Prefeitura apresenta balanço da 2ª edição do 'Viva o Feriado' que aconteceu em 20 pontos de Cuiabá

Foto: Luiz Alves

Prefeitura apresenta balanço da 2ª edição do 'Viva o Feriado' que aconteceu em 20 pontos de Cuiabá
A Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá realizou um levantamento das atividades que movimentaram 20 pontos da capital durante a segunda edição do Projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, que ocorreu, entre os dias 11 a 15 de novembro (edição Proclamação da República). O evento movimentou bares, restaurantes, hotéis, barracas de feiras e outros setores e garantiu lazer à população cuiabana, visitantes e turistas que vieram prestigiar a cidade. 

Leia mais:
UFMT reúne representantes políticos e da academia para articulação em prol do Centro Histórico de Cuiabá

Foram 20 eventos espalhados por vários cantos da cidade: Museu do Rio, Orla do Porto,  Praça Santos Dumont,  Praça Jardim das Américas, Praça 8 de Abril, Praça da Mandioca, Complexo Jonas Pinheiro (Pinheirão), Sesc Arsenal, Sesc Balneário Dr. Meireles, Musiva, Ditado Popular, Bar da Lagoa (Parque das Águas), MISC (Museu da Imagem e Som de Cuiabá), Museu do Morro da Caixa D’água Velha, Distrito de Nossa Senhora da Guia, Distrito do Coxipó do Ouro, ENEPEA, Praça Ana Martinha da Silva (Pedra 90), Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Comunidade Rio dos Peixes. 

A abertura do ‘Viva o Feriado’, ocorreu no último dia 11 de novembro, no Museu do Rio Cuiabá (Hid Alfredo Scaff) que teve o seu espaço revitalizado e passou a abrigar à Secretaria Municipal de Turismo. Foram cerca de 150 pessoas que prestigiaram as apresentações de Akane Iizuka, Edmilson Maciel com o espetáculo Mato Grosso em Cena, e ainda Flor Ribeirinha. 

Na Praça Jardim das Américas, cerca de 12 mil pessoas participaram das atividades e compraram os produtos comercializados no local (comidas típicas, doces, caldos, queijos e demais)  durante todo o evento. 

Na Orla do Porto, circularam  11 mil pessoas, que prestigiaram uma vasta programação cultural, artística, espaço gastronômico com os estabelecimentos da ABRASEL, além de espaço kids. No dia 15, o Pedal da Semob, com saída da Orla do Porto num bate volta até a Praça Jardim das Américas, reuniu cerca de 350 ciclistas.

Na  Praça 8 de Abril, que contou com exposição de mais de 180 carros antigos e apresentação de capoeira,  durante os dias 12 e 13, visitaram o espaço mais de mil pessoas. Na Praça Santos Dumont, com o Piano Gente (Dario Scherner) e feira de gastronomia e artesanato, mais de 2 mil pessoas prestigiaram as atividades.

No SESC Arsenal, no Porto, foram mais de 5 mil pessoas durante o evento. No dia 15, a realização da Corrida contra a Diabetes reuniu mais de mil participantes, entre corredores e organizadores. No SESC Balneário Dr. Meireles, 918 buscaram opção de lazer durante o Feriado.

A Praça da Mandioca, com programação de samba de raiz nos dias 11 e 14, teve quase mil pessoas prestigiando o local. Já no Complexo Jonas Pinheiro (Pinheirão), 600 pessoas circularam entre os dias 12 a 14. 

No Museu do Morro da Caixa D’água Velha, entre os dias 11 a 15, 215 pessoas estiveram conhecendo a exposição de 303 anos de Cuiabá. O MISC recebeu cerca de 60 pessoas que foram conhecer um pouco da história de nossa Capital.

Na Musiva, com a realização do Show do Jota Quest no dia 12, 1.500 pessoas estiveram no local. O Bar da Lagoa, com a terceira edição do Evento OFF, contou com um público de 100 pessoas. Já no Ditado Popular, com a realização de uma Feijoada da Maçonaria, 300 pessoas estiveram no local no dia 13. O 16º ENEPEA (Encontro Nacional de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil), realizado entre os dias 14 a 19, contou com 300 participantes presenciais e 150 participantes on line.

Os Distritos de Nossa Senhora da Guia e Coxipó do Ouro, receberam respectivamente 2.800 pessoas e 2.100 pessoas nas programações realizadas no Feriado. O segmento de meios de hospedagem também apresentou dados positivos para o período.De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), os Hotéis de 2 e 3 estrelas tiveram uma taxa de ocupação de 66.23%, com diária média de R$ 216.19. Já os Hotéis de 4 e 5 estrelas tiveram taxa de ocupação de 63.45%,  com diária média de R$ 285.61.

Para o Secretário Zito Adrien, a segunda edição terminou com um saldo positivo. "Estamos satisfeitos com o resultado apresentado nessa edição. Realizamos atividades simultâneas em mais de 20 pontos na Capital, com essa proposta de segurar a população em Cuiabá nos feriados através de atividades, onde as famílias vieram prestigiar cada atividade proposta, com apresentações culturais e musicais, gastronomia, entretenimento para todas as idades e gostos".

"A ideia iniciada a partir de um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, demonstra que Cuiabá apresenta vocação para o turismo, com atrações diversas para que as pessoas tenham oportunidade de lazer e bem estar, com segurança e intersetorialidade entre o poder público e a iniciativa privada em prol do turismo de Cuiabá. Agora vamos realizar os ajustes, buscando para as próximas edições ao longo de 2023, melhorar e cada vez mais diversificar as ações nos feriados estratégicos”,  completou Zito.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet