Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

PRÊMIO JEJÉ DE OYÁ

Lançamento de premiação dos protagonistas negros de Mato Grosso acontece nesta sexta

Foto: Reprodução

Lançamento de premiação dos protagonistas negros de Mato Grosso acontece nesta sexta
A segunda edição do Prêmio Jejé de Oyá será lançada na próxima sexta-feira (27), no Cine Teatro Cuiabá, às 20h. O evento homenageia uma das personalidades mais conhecidas da cultura cuiabana e também tem o objetivo de reconhecer os protagonistas negros da baixada cuiabana.

Leia mais:
UFMT abre edital para uso do Teatro Universitário em 2023

Na ocasião serão apresentadas as categorias que compõem a premiação, bem como as pessoas que receberão as menções de aplausos e os indicados a receber a estatueta do prêmio. Haverá também exibição vídeos e fotos sobre a personalidade que dá nome ao prêmio: Jejé de Oyá. Quem comparecer poderá também prestigiar as apresentações de vários artistas regionais.

"Será uma noite em que traremos à tona as memórias dos feitos de Jejé que foi um grande representante do povo preto, dos cuiabanos e um grande protagonista da sua vida. Quem o conheceu sabe o quanto ele fez, aconteceu, viveu lindamente e plenamente. Será também um momento de destacarmos a importância desse prêmio que veio para enaltecer todos os pretos e pretas que já fizeram e fazem muito pela nossa cidade", afirma Jeferson Bertoloti, idealizador e produtor do Prêmio.

Estão confirmadas as seguintes atrações para o dia do lançamento do prêmio: Grupo Flor de Atalaia, Edson Oliveira Origin e DJ Spinha, Cobras do Lambadão e Associação dos Lambadeiros de Mato Grosso. De acordo com Bertoloti os indicados ao prêmio que se destacam em dez áreas e as cinco personalidades homenageadas estarão presentes na noite de lançamento.

"Pretendemos neste lançamento dar mais visibilidade à pessoa que dá o nome ao prêmio, Jejé de Oyá, que foi um prestigioso personagem, lutou contra o racismo e a homofobia com muito humor e irreverência. Queremos também escancarar para a sociedade cuiabana todos os feitos dele em várias áreas, bem como honrar as personalidades negras que contribuíram e contribuem com nossa cidade nos mais variados setores. Queremos também apresentar as pessoas envolvidas nesse grande e potente projeto, apresentar os critérios de escolhas dos jurados e dos indicados às premiações. Por tudo isso é que convidamos a todos para estar conosco na próxima sexta-feira", destaca.

Ainda de acordo com o idealizador do Prêmio, durante o evento de lançamento, será apresentada a estatueta que será entregue aos protagonistas homenageados em cada categoria. A artista plástica responsável pelas obras, Rosylene Pinto, também falará um pouco sobre o trabalho de esculpir o grande ícone, Jejé.

“Neste ano também teremos algumas novidades, como o Sambão de Jejé de Oyá, que terá três edições, com apoio da Vanguard e da Plaenge. Temos outras pretensões ainda, de realizar mais programações ao decorrer do ano, pois o Prêmio Jejé de Oyá é uma maneira da gente selar o protagonismo negro em Cuiabá e Mato Grosso durante o ano todo”, diz Bertoloti ao Olhar Conceito.

O evento de premiação já tem uma data, o dia 29 de abril, no Teatro Zulmira Canavarros. E após o Prêmio, também acontecerá uma festa black para os convidados.

O lançamento do Prêmio Jejé de Oyá 2023 está sendo realizado pela Bemtivi Academia de Arte, pelo Instituto Themis, com apoio do Cine Teatro, da Assembleia Legislativa, da Criativa Eventos e da Secretaria Estadual de Cultura e Esporte (Secel/MT). A entrada para participar do lançamento é gratuita. Os ganhadores do prêmio serão conhecidos no mês de abril deste ano em uma grandiosa celebração.

Jejé de Oyá 

José Jacinto Siqueira de Arruda, conhecido como Jejé de Oyá nasceu a 133 km da capital, no município de Rosário Oeste. É filho de biológico do casal Egídio Nunes de Arruda e Benedita de Siqueira. Veio ainda pequeno para a capital juntamente com sua mãe. Morou no Centro da cidade. Por causa das baixas condições financeiras, Jejé foi adotado por outra família, a de Catarina Monteiro da Silva Cuiabano onde foi também criado por Crescêncio Monteiro da Silva e Luiza Monteiro da Silva. Nesse lar, ele aprendeu a arte da alfaiataria, depois migrou para artigos carnavalescos.

Foi também com os membros da família que frequentou igrejas, festas e eventos sociais da sociedade cuiabana. Ele foi um dos primeiros colunistas sociais da cidade, ficou famoso por desfilar nos carnavais, trabalhou em vários jornais, promoveu festas beneficentes, contribui com a sociedade por meio da arte, da cultura e do jornalismo mato-grossense. Audácia, altivez, irreverência, elegância, protagonismo, religiosidade, educação, vaidade, inteligência e alegria são características que marcaram Jejé de Oyá. Ele faleceu com 82 anos em 11 de janeiro de 2016. 

Serviço

Lançamento Jejé de Oyá
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Quando: 27 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 20h 
Entrada: gratuita
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet