Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

CONFIRA COMO FOI

Prêmio Jejé de Oyá divulga as atrações da segunda edição e homenageados do ano em noite de lançamento

Foto: Divulgação

Prêmio Jejé de Oyá divulga as atrações da segunda edição e homenageados do ano em noite de lançamento
A segunda edição do Prêmio Jejé de Oyá foi lançada na última sexta-feira (27), durante uma cerimônia com apresentações artísticas no Cine Teatro Cuiabá, que foi palco mais uma vez para prestigiar as personalidades negras da cidade e valorizar a arte produzida na capital mato-grossense. Durante o evento, o idealizador do prêmio, Jeferson Bertoloti, apresentou os homenageados da edição aos embalos de muita alegria, irreverência e cores.

Leia mais:
Cuiabá terá Carnaval em três pontos da cidade com atrações para toda a família e os pets

"Assim como tudo o que Jejé fez e representou, esse prêmio mostra o quanto muitas pessoas pretas já fizeram e continuam fazendo na nossa cidade. Esse evento faz parte do legado de Jejé que rompeu com as limitações impostas pela sociedade com muita irreverência, sarcasmo, inteligência, sagacidade e coragem. Assim como no ano passado, esse prêmio honra a memória de Jejé, dá maior visibilidade aos potentes trabalhos do povo preto e reforça a importância de valorizarmos a nossa cultura regional", explicou Jeferson.

Além disso, o evento pretende promover reflexões na sociedade sobre os preconceitos raciais e a homofobia, ainda tão presente em nossa sociedade. Esse debate, de acordo com Jacy Proença, homenageada na edição 2022 e jurada na atual, também deve e pode ser feito através da arte.

"Essa é uma iniciativa fantástica. Jejé lutou muito com muita inteligência e capacidade de se colocar em todos os espaços. As pessoas mais novas precisam saber das pessoas que lutaram para chegarmos aqui e reconhecer o protagonismo de pretos como Jejé que fizeram trabalhos valiosos em várias áreas na nossa sociedade”, disse Jacy.

A noite de lançamento contou com a presença das mais variadas representações sociais, dentre eles artistas, autoridades políticas, pesquisadores, ativistas, músicos, jornalistas, historiadores e advogados. Para Jefferson Neves, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jejé continua sendo exemplo de força, coragem e luta. "Temos muita satisfação em sermos parceiros desse importante projeto. Esse prêmio realmente mostra o protagonismo do povo preto e pode inspirar muitas outras pessoas a realizarem seus sonhos", destacou o secretário.

O público também conferiu apresentações de samba, rasqueado, lambadão, break, siriri em meio a muito brilho e música boa com o Grupo Flor de Atalaia, Edson Oliveira Origin e DJ Spinha, Cobras do Lambadão e Associação dos Lambadeiros de Mato Grosso, entre outros.

Os quatro homenageados na edição 2023 do Prêmio Jejé de Oyá foram apresentados ao público. São eles: Izzy Lima dos Santos que é dançarina, professora de capoeira, passista internacional e rainha do Carnaval de Cuiabá desde 2019; Justino Astrevo de Aguiar, conhecido como Lau, autor, diretor, roteirista e gestor cultural; Marcio do Nascimento Ferreira, engenheiro civil, gerente regional da Vanguard em Cuiabá MT; Naíse do Vale Santana, graduada em nutrição, regente de coral, especialista em iniciação a musicoterapia e servidora aposentada da UFMT.

Segundo o organizador do evento, todos eles receberão monção e honrarias pelos feitos para nossa sociedade.

Campanha

De fevereiro até abril outras ações que fazem parte do Prêmio Jejé de Oyá ocorrerão na capital mato-grossense. De acordo com Bertoloti, organizador do evento, essas outras atividades terão muito samba e diversão que culminarão no grande dia em que serão entregues a estatueta para os dez premiados em 29 de abril no teatro Zulmira Canavarros.

Patrono

No dia 11 de janeiro de 2017, um ano após a morte de Jejé de Oyá, lei declarou-o como patrono do colunismo social de Mato Grosso. O projeto é de autoria do então presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Guilherme Maluf.

Jejé de Oyá trabalhou por mais de 30 anos em vários veículos de comunicação do estado como colunista social. Ele também atuou com alfaiataria, foi carnavalesco, promoveu muitas festas beneficentes na capital, circulou nos mais variados ambientes da sociedade cuiabana. (Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet