Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

festival colaborativo

World Creativity Day: criatividade exalta independência e combate à pobreza

Foto: Reprodução

World Creativity Day: criatividade exalta independência e combate à pobreza
No dia em que se celebram independência e criatividade no calendário do Brasil e do mundo, respectivamente, o feriado de 21 de abril oferece à sociedade a oportunidade não apenas de um dia de descanso, mas também de refletir sobre o futuro coletivo que podemos construir. Em Cuiabá, essa é a proposta do World Creativity Day 2023, maior festival colaborativo de criatividade do mundo. O evento segue até amanhã, sábado (22), reunindo artistas, empreendedores, influenciadores digitais e representantes de vários outros segmentos, conectados pela inovação e pelo espírito de cooperação.

Leia também 
Amigas de MT criam grupo de pescaria com direito a banda própria: ‘pescamos melhor que muito homem’

 
No Brasil, 225 anos depois da morte do herói político Joaquim José da Silva Xavier - o lendário Tiradentes, da Inconfidência Mineira -, a economia criativa é hoje identificada como símbolo de liberdade e independência para milhares de pessoas. Caminho para inovação, valorização da diversidade, para a geração de renda e futuro melhor. Tudo isso permeia os testemunhos compartilhados e os debates no World Creativity Day, movimento que engaja nesta edição pelo menos 130 cidades, com programações elaboradas por cada núcleo criativo local. Várias atrações celebram hoje o Dia Mundial da Criatividade, data oficial no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Na capital de Mato Grosso, entre as visões debatidas, a criatividade e a economia criativa são encaradas como caminho consistente para o combate a mazelas e superação de desafios sociais, incluindo a reinserção de pessoas à sociedade após o cumprimento de penas no sistema carcerário. O assunto foi exposto com o testemunho impactante e vitorioso de Angelo Canuto, administrador, empresário, ator, escritor e palestrante – e ex-presidiário. Filho de uma comunidade da periferia de São Paulo, ele afirma acreditar que a ressignificação da miséria, de marginal para um potente manancial de criatividade, é um dos caminhos para prevenir a ocorrência de crimes ou a reincidência de jovens em práticas ilícitas. 
 
“Sou o mais velho de seis filhos. Cresci sem pai e vi uma de minhas irmãs, bebê, ser entregue para adoção porque não havia comida para as bocas que já existiam. A minha referência masculina na comunidade, aquele que me orientava sobre disciplina e família, era líder do PCC. Ele me ofereceu um caminho: entrar na PM, a serviço do comando do crime. Paguei por isso, errei. Mas o Estado e a sociedade não enxergaram tudo o que havia me levado até ali”.
 
Hoje, Canuto é considerado um empreendedor de sucesso. As empresas que ajudou a fundar agenciam diversos músicos e esportistas, caminho para que o potencial criativo de vários jovens seja orientado para a arte e o bem.
 
Lugar de expressão - Para a cuiabaníssima Dríade Aguiar, criatividade também é liberdade de expressão. A ativista que atua na defesa de minorias e se apresenta em seus perfis como “preta, gorda e pansexual” é uma das fundadoras da Mídia Ninja, plataforma que se tornou um dos maiores fenômenos das redes sociais no Brasil. O nome não se trata de acaso: NINJA significa Narrativas Independentes Jornalismo em Ação. O coletivo faz a cobertura de manifestações e eventos políticos e possui nada menos que 4,5 milhões de seguidores somente no Instagram.
 
Origens, perfis e fenótipos diferentes não impedem que os caminhos de pessoas como Dríade e da influenciadora Gabi Lopes se encontrem. Ao contrário, é na diversidade que a criatividade entrelaça histórias e visões, enriquecendo ideias e inspirando indivíduos, grupos e comunidades inteiras. As duas participaram da programação do primeiro dia de festival, se somando a outras vozes, como a jornalista mato-grossense Ana Sampaio, que atua no segmento Agro, e Gustavo Mee, especialista em inteligência artificial.
 
Para acompanhar a programação completa do World Creativity Day em Cuiabá acesse:
https://www.instagram.com/kyarajacob/
https://linktr.ee/wcdcuiaba
 

Para saber mais sobre o movimento no mundo, acesse:
https://www.instagram.com/worldcreativityday/
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet