Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

'Garimpo Sustentável'

Difícil acesso e falta de energia: documentário conta história de famílias que vivem em garimpos de MT

Foto: Reprodução

Difícil acesso e falta de energia: documentário conta história de famílias que vivem em garimpos de MT
Com mais de 11 mil visualizações no Youtube, o documentário "Garimpo Sustentável" apresenta o ponto de vista das famílias e garimpeiros de Mato Grosso. Em meio a pandemia, uma equipe de pesquisadores e documentaristas viajaram para entrevistar famílias, que vivem há gerações em zonas de garimpo tradicional. O projeto, com pesquisa socioeconômica e gravação de documentário, ouviu mais de 300 pessoas em 11 cidades mato-grossenses.

Leia também
Maranhense chega a 5 milhões de visualizações com vídeos mostrando rotina em tapiocaria de Cuiabá

O objetivo foi apresentar a realidade dessas pessoas como forma de ajudar a solucionar questões sociais, econômicas e ambientais para transformar a situação de vulnerabilidade em que vivem. O filme foi lançado há um mês durante o 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS), em Cuiabá.

O documentário e o evento compõem um projeto de mesmo nome, que propõe olhar para a problemática da mineração artesanal, tradicional e de pequeno e médio porte em Mato Grosso para facilitar a busca de soluções.  De acordo com a assessoria do projeto, dados estimam que população de 15 mil garimpeiros no Estado. 
 
Os moradores dessas regiões têm problemas em comum, tais como: difícil acesso, sendo necessários meios de transporte como trator, barco ou avião; baixo crescimento populacional, em razão da emigração de jovens, na maior parte com índice de desenvolvimento humano abaixo da média estadual e pouco acesso à energia elétrica via distribuidora.

Do total de entrevistados, 75 casas não possuem nenhum tipo de acesso a luz e 131 dependem do gerador à diesel.
 
O projeto Garimpo Sustentável é realizado pela Cordemato, em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e com o apoio das Cooperativas de Garimpeiros, Comunidades Garimpeiras Tradicionais, Câmaras de Vereadores e Prefeituras dos municípios de Guiratinga, Tesouro, Poxoréu, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Nova Bandeirantes e Juína, o Garimpo Sustentável tem como meta principal a regularização das atividades da pequena e média mineração e de cooperativas do setor mineral, para consequentemente melhorar a qualidade de vida nessas regiões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet