Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

com bate-papo

Cine Teatro exibe três documentários de MT sobre questões socioambientais

Foto: Reprodução

Cine Teatro exibe três documentários de MT sobre questões socioambientais
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado na segunda-feira (5), o Cine Teatro Cuiabá vai exibir três documentários mato-grossenses que abordam questões sociambientais nesta terça-feira (6), a partir das 19h30. Serão exibidos os curta "Heróis do Fogo", de Rodrigo Godoi, "Wazare - Paresí-Haliti", de João Grisoste, e "Olha aqui: vida lixo", de Fernando Rodrigues e Rogério Santana. 

Leia também
Botas decoradas, chapéus e bodys estampados: Ana Castela dita tendência na moda country em MT


Os realizadores dos curtas exibidos vão participar de bate-papo depois da projeção. A atividade integra a Sessão Realizadores de MT do projeto Encontros com Cinema, realizado desde 2017 no Cine Teatro Cuiabá, sempre com sessões noturnas, às terças-feiras. 

Em 2023 a programação tem intercalado exibições de longas distribuídos pela Vitrine Filmes e outras iniciativas independentes (com cobrança de ingressos a preços populares), com a realização de pelo menos uma sessão mensal com audiovisuais produzidos em Mato Grosso, que têm entrada gratuita. 

Documentários de MT

O curta “Heróis do Fogo” (Direção: Rodrigo Godoi/ Godoi Filmes. Produção Executiva: Karol Nascimento/ Godoi Filmes. MT. 2020. 20') surgiu da triste realidade dos incêndios no Pantanal, em 2020. O fogo atingiu 95% de toda a área da RPPN do Sesc Pantanal, apesar de todos os esforços diários da equipe de guarda-parques e brigadistas, dentre tantas outras forças somadas. Muito se perdeu em fauna e flora, mas a esperança da resiliência do bioma em se reerguer se manteve.

“Wazare - Paresí-Haliti” (Direção: João Grisoste. MT. 2017. 4') mostra imagens da Aldeia Wazare dos Paresí-Haliti, em Mato Grosso, que faz parte do primeiro roteiro indígena de turismo de Mato Grosso chamado "Rota Parecis”. A Rota Parecis proporciona ao turista a oportunidade de imergir na cultura indígena, visitando e convivendo com as pessoas indígenas, conhecendo suas casas, fazendo refeições e aprendendo um pouco mais sobre suas crenças e costumes. Wazare é a aldeia mais nova do município de Campo Novo do Parecis.

Uma das atividades principais da aldeia é o turismo indígena, onde a cultura dos Paresí-Haliti está em cada detalhe, por meio das apresentações de danças, cantos, histórias míticas, pinturas corporais, esportes tradicionais e comercialização de artesanato.

“Olha aqui: vida lixo” (Direção: Fernando Rodrigues e Rogério Santana. MT. 2021. 39’) é um documentário que adentra, por alguns dias, a rotina de pessoas reais que, apesar da vida dura e cheia de desafios, principalmente sociais, encontraram no lixo a força para vencer. “Neste projeto levamos ao público a oportunidade de conhecer mais de perto pessoas que vivem à margem da sociedade e que, muitas vezes, estão invisíveis ao nosso olhar”, enfatiza Fernando Rodrigues, diretor da obra.

Próxima semana

Na próxima terça-feira (13), às 19h30, será exibido o longa brasileiro "Bem-vinda, Violeta", na Sessão Vitrine do projeto Encontros com Cinema. Para escrever o romance “Violeta”, Ana (Débora Falabella) ingressa em um famoso laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Lá ela conhece Holden, criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens.

Intrigada pela sua investigação artística, Ana mergulha no método e passa a viver como Violeta, até que sua ficção sai do controle. Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia). Mais informações pelo telefone (65) 2129-3848.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet