Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Medalha Rui Barbosa

Filho de cuiabano famoso por arte naïf, Valques Pimenta recebe homenagem em SP

Foto: Reprodução

Filho de cuiabano famoso por arte naïf, Valques Pimenta recebe homenagem em SP
Pintor desde os cinco anos, quando começou a frequentar o Ateliê Livre da UFMT, onde o pai, Nilson Pimenta ministrava aulas de pintura em tela, o artista plástico Valques Pimenta foi homenageado na Academia Mundial de Letras da Humanidade, em São Paulo. A cerimônia "Medalha Rui Barbosa" aconteceu em 26 de abril. 

Leia também
'Xômana Lisa Pantaneira': artista faz versão cuiabana da Mona Lisa e viraliza


A honraria é um reconhecimento pelos anos de trabalho, dedicação e inovação no mundo das artes. Assim como o pai, Valques é um dos artistas que representam a arte naïf. A obra transita entre diferentes linguagens e técnicas, explorando a pintura, a instalação e outras formas de expressão artística.

Valques é marcado pela originalidade, pela riqueza de detalhes e pela profunda reflexão sobre temas sociais, políticos e culturais que afetam a humanidade, características que também divide com a arte do pai. 
 
O artista conta que a naturalidade também fez parte da jornada do pai como pintor. No tempo em que morou na zona rural, Nilson ganhava gorjetas para abrir as porteiras das fazendas e, entre um carro e outro, desenhava com carvão nas porteiras.  

Assim como o filho, fazia "os primeiros rabiscos" de forma despretensiosa. Na visão de Valques, a criatividade era um dos maiores dons do pai, que mais tarde se tornaria reconhecido internacionalmente na arte naïf.  

A Academia Mundial de Letras da Humanidade é uma instituição que valoriza o papel da arte e da cultura na construção de um mundo mais justo, equitativo e humano. A cerimônia de premiação foi marcada por discursos emocionados e palavras de admiração pelos trabalhos do artista.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet