Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

no Shopping Estação

Exposição gratuita reúne objetos e artesanatos feitos por seis etnias indígenas

Foto: Reprodução

Exposição gratuita reúne objetos e artesanatos feitos por seis etnias indígenas
Artesanatos feitos pelas etnias mato-grossenses Karajá, Bakairi, Balatipone Umutina, Tapirapé Apyãwa, Rikbaktsa e Xavante, serão parte da exposição gratuita "Arte e Cultura Indígena", no Shopping Estação, em Cuiabá, a partir desta quinta-feira (6), às 19h. A mostra fica aberta ao público até 30 de julho. 

Leia também
Gusttavo Lima, Bonde do Forró e Bruno e Barreto agitam feira agropecuária em MT


O objetivo da exposição é dar visibilidade sobre a diversidade e modo de vida dos povos indígenas. Durante os dias da mostra, representantes desses povos estarão no local para interagir com os visitantes e comercializar as peças expostas.

A exposição é realizada pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Shopping Estação e o grupo de artesãos indígenas Boloriê.

“Além de objetos materiais, as peças representam as vivências de mulheres e homens indígenas em suas pluralidades, convidando a reflexões sobre movimento, território, corpo e ancestralidade dos povos originários”, explica a superintendente de Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura.

A superintendente destaca que a ação faz parte do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo Indígena, sendo a primeira de outras que envolvem o fortalecimento do empreendedorismo dos povos originários de Mato Grosso. Durante a execução, a proposta da Secel é atuar em pesquisas, formação, fomento e financiamento e parcerias para gerar valor aos produtos, renda aos artesãos e valorizar a cultura indígena.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet