Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

'Paisagens de Van Gogh'

Sucesso em SP, exposição imersiva chega com projeção das telas e oito salas temáticas em Cuiabá; veja fotos

Foto: Reprodução

Sucesso em SP, exposição imersiva chega com projeção das telas e oito salas temáticas em Cuiabá; veja fotos
Com oito salas temáticas que exploram o universo de Van Gogh por meio de projeções, cenários imersivos e tecnologias integradas, a exposição "Paisagens de Van Gogh" será aberta para visitação entre 14 de novembro e 30 de dezembro, das 13h às 21h, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá. A pré-venda dos ingressos já começou pelo site da Sympla, nos valores de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). 

Leia também
Inspirado em turnê do RBD no Brasil, artista de Cuiabá cria boné especial para fã da banda


Ao percorrer os espaços, o público poderá captar os fragmentos das reflexões do artista, vislumbrando pinceladas de sua vida e obra. Paisagens de Van Gogh registrou sucesso de público durante a passagem por São Paulo (SP) e é um convite para experimentar uma imersão vívida e envolvente. 

As obras são reproduzidas por projeções, ganham vida por meio de cenografia detalhada e uma experiência sinestésica única, com luzes, sons e cheiros.

Roteiro da exposição

Dispostos no espaço, o público inicia a visita em uma sala branca, que recria um cartão postal compartilhado entre Vincent e Theo, seu irmão, apresentando letras tridimensionais. As palavras, o selo e as linhas se revelam a partir de um ângulo específico, assemelhando-se à própria superfície escrita de um cartão-postal.

Na sequência do roteiro, os visitantes são conduzidos a um cenário com narração. De um lado, uma representação de trigo, do outro, uma superfície onde será projetada a pintura "Campo de Trigo com Corvos", com os corvos em movimento. Criada durante as últimas semanas de vida do artista, esta obra evidencia um dos traços mais marcantes de Vincent, sua incrível habilidade para transformar angústias e dores em imagens belas e vívidas.

Avançando para a terceira etapa do circuito, o público se depara com uma cenografia de grandes proporções, que se assemelha a um pequeno jardim repleto de flores de Íris. Um labirinto é formado, permeado pelo aroma característico dessa flor. Desde suas primeiras correspondências até suas últimas obras de arte, Van Gogh manifestou um fascínio extraordinário pelo mundo natural.

Seguindo para a quarta sala, a experiência traz o ambiente familiar de Vincent e sua amizade com Theo. Neste espaço haverá a cenografia de uma amendoeira florida com bancos de madeira, e áudio aberto para os visitantes ouvirem as trocas de correspondência traduzidas dos irmãos sobre o nascimento do Vincent Willem, sobrinho de Van Gogh, que em homenagem recebeu o nome do tio. 

No quinto ambiente da exposição, o foco é o quadro "Noite de Verão" pintado por Van Gogh. Neste cenário, os visitantes podem mergulhar completamente na obra por meio de uma sala imersiva. O chão exibe uma projeção das águas apresentadas no quadro, enquanto ventiladores holográficos criam a sensação da turbulência das estrelas, permitindo que as pessoas observem os detalhes desta obra de forma envolvente.

Entrando na reta final e ponto alto do circuito, a obra do artista é revelada em uma experiência imersiva com projeção em 360º. Os visitantes podem explorar os principais marcos de sua carreira, mergulhando em imagens reflexivas que destacam sua trajetória artística.

Nas últimas etapas da exposição, os visitantes terão a oportunidade de tirar fotos memoráveis. Na primeira seção, eles encontrarão cenas com um filtro que remete a obra pós-impressionista, criando a sensação única de estar dentro de uma tela pintada pelo artista ao tirar suas fotos. Para concluir a visita, há o "Bosque dos Espelhos", onde a obra do pintor é refletida, proporcionando um espaço perfeito para fotos instagramáveis.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet