Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

VK HOME

Com mesas postas criadas por arquitetos, Vila Konceito inaugura linha 'home' de luxo e cafeteria exclusiva

Foto: Olhar Direto

Com mesas postas criadas por arquitetos, Vila Konceito inaugura linha 'home' de luxo e cafeteria exclusiva
Para inaugurar o novo andar VK HOME, exclusivo com a linha de produtos de casa, oito arquitetos e uma design de interiores foram convidados para criar mesas postas pensadas para as festas de final de ano, que foram distribuídas pelos quatro andares da VK Vila Konceito, no bairro Popular, em Cuiabá, durante o evento que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (6).

Leia também 
'Wonka' estreia nos cinemas de Cuiabá e VG; Apple TV+ tem documentário sobre assassinato de John Lenon


Há mais de 40 anos no mercado de luxo, a VK foi fundada pela empresária Karine Roder, que agora comanda a loja ao lado da filha, Raísa Roder e da sobrinha, Mayara Roder. Além do novo espaço construído para receber a linha VK Home, o prédio agora conta com uma cafeteria.

Karine explica que o espaço é um ambiente descontraído para os clientes, já que os produtos não são comercializados. " A cafeteria é sem fins lucrativos, não vendemos nada, é muito exclusiva para nossos clientes, como um agrado, fazer eles se sentirem em casa. Estou realizada, super feliz, trabalhei muito para deixar tudo da maneira que está, acho que agora é só gratidão a Deus e colher os frutos". 

A empresária conta que a ideia de inovar com inspirações de mesa posta produzidas por arquitetos surgiu de uma parceria com Fernando Baracat, que atualmente é diretor da Casacor Mato Grosso. "É meu parceiro há mais de 20 anos, trocando ideias, ele falou que poderíamos convidar alguns arquitetos para fazerem mesa posta. Com isso, poderíamos apresentar o novo espaço, inclusive a parte de roupa. Assim foi".

Ela explica que durante o planejamento, decidiu abrir o evento de inauguração para os clientes da loja e outras pessoas que quisessem conhecer a nova linha VK Home, que além da mesa posta contempla o enxoval. As mesas foram distribuídas pelos quatro andares da VK e, em cada uma, os profissionais buscaram deixar um pouco de suas personalidades através das porcelanas, cerâmicas, pratarias, guardanapos e acessórios que estão disponíveis na nova linha. 

A arquiteta Camila França, que faz parte da equipe da arquiteta Carolina Fagundes, que assina uma das mesas, conta que elas mesclaram frutas e flores para montar uma mesa de almoço de Natal. "Pensamos nesse buquê com as frutas naturais, na topiaria com as flores e frutas também, tem figo e romã, sempre com vela e castiçal, o panetone para trazer essa sensação de Natal. De uma forma muito especial, ao invés de colocarmos o menu na mesa, colocamos uma oração de Natal. Os itens usados estão todos a venda na Vila Konceito, misturamos porcela com talheres e souplat de prata, ficou essa coisa da louça um pouco rústica com a sofisticação da prataria". 

Já na mesa montada pelos arquitetos Eduardo Garcia e Vanessa Koehler, o almoço de Natal ganhou "ares tropicais". Vanessa conta que o costume de montar mesa posta acompanha ela e o parceiro de trabalho, tanto no escritório em que atendem, quanto em família. Para ela, é uma "forma de carinho com o convidado". 

"Tudo começou pela louça, vimos uma super bonita que tinha esse tema um pouco mais floral, com elementos de animais com as araras, quisemos trazer isso para a mesa", explica Eduardo. 

"É uma mesa tropical, algo muito forte em nosso escritório é a arquitetura tropical e contemporânea. Gostamos muito de plantas, paisagismo e vegetação abundamente, então trouxemos esse conceito para a nossa mesa. Daria para servir um café da manhã ou um lanche, então é uma mesa versátil que deixa a casa muito bonita e acolhedora para o final de ano", completa Vanessa. 

Na criação da design de interiores Andressa Borsato, as louças são estampadas com olho grego, que também estão disponíveis na VK Home. Andressa conta que o convite de Karine e Fernando proporciona que mais pessoas conheçam o universo da decoração e da mesa posta. 

"Foi uma honra, porque além de uma loja são amigas de muitos anos. Recebemos o convite com felicidade porque pudemos trazer nossa personalidade. É muito legal porque acaba expandindo horizontes e novas pessoas conhecem nosso trabalho". 

À frente da Casacor Mato Grosso, ao lado de Fernando Baracat, Giovana Trojan, se inspirou na filha, Antonela, para criar a mesa posta da VK Home. "Minha inspiração foi a minha filha Antonela, fiz o 'Jardim da Antonela' em uma mesa de café da manhã. O convite foi maravilhoso, me senti extremamente honrada, ainda não conhecia a Karine pessoalmente, mas é uma pessoa maravilhosa que me recebeu de braços abertos. Isso gera muita visibilidade e trazer os arquitetos para virem conhecer a Vila Konceito Home achei muito importante para ter essa outra visibilidade, para saberem que agora ela trabalha com esses produtos". 

Para o arquiteto Bruno Brandão, o desafio foi criar uma mesa de vinho. Ele explicou que tentou utilizar arranjos florais e mesclar porcelana com prata. "Quando o Fernando e a Karine me procuraram trouxeram um convite de uma mesa de vinho, minha intenção foi imprimir minha personalidade como arquiteto, trouxe uma personalidade um pouco mais masculina, tons mais sóbrios, basicamente verde e prata. Trabalhei com prata em toda a porcelona para trazer um pouco de imponência também. Basicamente a mesa tem tons verdes no arranjo floral que é bem exuberante, remete a essa personalidade mais marcante, e pequenos botões brancos que reforçam o bom gosto e o requinte que o ambiente merece". 

A dupla de arquitetas Rosana Fioravanço e Susana Vilela, que atendem em Primavera do Leste (231 Km de Cuiabá), vieram a capital para montar uma mesa posta lúdica e recheada com afeto. "Trabalhamos um Natal não tão com cara de Papai Noel, que você utiliza a porcelana toda pintada a mão e ela pode ser usada em outras datas comemorativas também. Trabalhamos essa questão mais da floresta para remeter ao lúdico dos duendes e dos presentes de Natal, as mensagens afetivas, trouxemos a família, para trazer a essência do Natal. Tentamos ativar os cinco sentido", conta Rosana.
 

Para Susana, o convite foi ainda mais especial por se tratar de uma mesa para café da manhã. "Para mim foi muito especial esse convite, porque a refeição que mais dou importância para minha família é o café da manhã, então tenho o hábito da mesa posta, sábado e domingo, que são os dias que estou em casa, sempre procuro arrumar com as minhas próprias mãos e trabalhar o afeto". 

Na mesa da arquiteta Ana Paula Bonadio, os tons de amarelo do limão siciliano prevaleceram na montagem. Ela explica que a ideia foi de criar uma decoração com "frescor". Para isso, a louça da linha VK Home que segue a mesma temática deu um match perfeito.  

Temos uma composição de duas louças, que mostra que não podemos ter tudo certinho, as vezes tem uma louça de um tom que compõe com outro. Tentamos trazer a ideia de como pode ser feito em casa, para celebrar o fim de ano. Achei muito bacana, porque a gente traz mais opções para mesa posta, para receber, isso é muito importante. Hoje as pessoas estão muito preocupada em receber esse carinho com a mesa montada". 

Apesar de não atuar mais no ramo, a arquiteta Patrícia Gondin, aceitou o convite de criar uma mesa posta para o jantar de Réveillon. "É uma proposta um pouco mais clássica, tem muito haver com a minha essência, sou mais atemporal, acho que uma mesa dessa agrada a vários públicos. Sou arquiteta, mas hoje não atuo mais, hoje sou empresária, dona de uma loja de planejados, mas na época de arquitetura fazia muito isso. Fiquei muito honrada e lisongeada com o convite". 

E para dar o toque final, a arquiteta e empresária Fernanda de Lamonica ficou responsável pela montagem da Cama Posta, com o tema Jardim das borboletas, para Fernanda as escolhas certas do enxoval de cama, fazem parte da proposta decorativa do ambiente, além de se configurarem como um maravilhoso convite para o bem-estar. 

"Encontrar o quarto arrumado depois de um longo dia de trabalho é uma sensação única, ainda mais quando se tem uma cama posta cheia de aconchego e conforto. E aqui na VK Home | Vila Konceito encontramos as peças mais lindas, com qualidade impecável para vestir toda a casa". 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet