Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Broadway Dance Center

Bailarina é a primeira mato-grossense a ganhar bolsa de aula de jazz em Nova Iorque

Foto: Reprodução

Bailarina é a primeira mato-grossense a ganhar bolsa de aula de jazz em Nova Iorque
A bailarina e corógrafa cuiabana, Giselle Moreno, embarcou para uma temporada de aulas de jazz na escola Broadway Dance Center, em Nova Iorque. Giselle foi uma das seis pessoas escolhidas para ganhar uma bolsa de estudos no último Congresso Internacional de Jazz Dance, o maior evento anual do estilo no Brasil, que aconteceu em Indaiatuba (SP). 

Leia também 
Nos 40 anos das Diretas Já, curta que conta história de Dante de Oliveira estreia em Cuiabá


O curso segue até 19 de fevereiro. O Congresso Internacional de Jazz Dance é realizado anualmente, desde 2009, com direção de Erika Novachi e Marcela Benvegnu, e em 2024, o Congresso estará em sua 16º edição.

A escola Broadway Dance Center está localizada na 322 West 45th Street, a oeste da Times Square, em Nova Yorque. Foi fundada em 1984, como uma das primeiras escolas de formação de Dança "Drop-in" do mundo, oferecendo aulas de Jazz, Sapateado, Balé, Contemporâneo, Hip Hop e Teatro.

“Foi em abril [de 2023] que eu ganhei a bolsa de aulas em NY, na escola Broadway Dance Center, dentre 300 congressistas: professores e estudantes de Jazz, que se reúnem para fazer aulas práticas e teóricas com profissionais nacionais e internacionais renomados da área. Estou extasiada pela conquista e grata pela super oportunidade. E aproveitando a estadia estarei fazendo aulas em outras escolas como Steps, Peridance”, destaca Giselle Moreno. 

Sobre a bailarina 

Giselle Moreno é responsável pelo maior movimento de expressão artística da dança de Mato Grosso, a MOVE-Mostra Mato-grossense de Dança, de cunho beneficente, em prol ao MT Mamma que ajuda mulheres com Câncer mamário, e foi produtora local da Cia da dança Débora Colker, quando esteve em Cuiabá. 

Bailarina desde os 4 anos de idade, formou-se em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), tem pós-graduação em Fundamentos da Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é especialista com MBA em gestão em Dança pela Faculdade Inspirar de Curitiba (PR).

Além de bailarina de Ballet e Jazz, dirige a Cia Jazz Giselle Moreno e o Giselle Moreno Centro de Dança, em Cuiabá, e é a pioneira em trazer o estilo do Jazz Lírico ao Estado de Mato Grosso. Há pelo menos 20 anos, sempre se atualizando e levando o nome de Cuiabá para todos os eventos que está presente, desde Cursos, Congresso Internacional, Mostras e Festivais de Dança. 

Apesar de ter a especialidade no Jazz Lírico, dede 2002 estuda o Jazz em suas diversas vertentes e fez Cursos com profissionais nacionais e internacionais renomados, como: Erika Novachi, Marcela Benvegnu, Edson Santos, Eliane Fetzer, Caio Nunes, Bill Puridich, Pat Taylor, Terri Best, Katia Barros, Jhean Allex, Nicolas Palmquist, entre outros.

Também é produtora cultural e promove Cursos em Mato Grosso, com profissionais de dança vindos de todo o Brasil, onde oportuniza um intercâmbio ao aperfeiçoamento e qualificação para professores e alunos. Bem como já promoveu Cursos gratuitos em diversos municípios.

Hoje, aos 41 anos, tem diversas premiações como bailarina e coreógrafa em Festivais de Dança pelo país. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet