Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

História Natural

Museu de Cuiabá inaugura exposição gratuita com dez réplicas de dinossauros em tamanho real

Foto: Reprodução

Museu de Cuiabá inaugura exposição gratuita com dez réplicas de dinossauros em tamanho real
Com dez réplicas construídas em tamanho real, a exposição "Vale dos Dinossauros" é a nova atração do Museu de História Natural de Mato Grosso. Instalada na área verde do espaço cultural, a mostra tem entrada gratuita e fica aberta ao público até 25 de fevereiro.

Leia também 
Festival de Música entra para o calendário oficial de MT e será realizado anualmente em novembro


São réplicas de dinossauros que habitaram a terra há 70 milhões de anos, na Era Mesozóica. Entre eles há o Tiranossauro Rex ou T-Rex, considerado um dos predadores mais imponentes da história dos dinossauros. 

Além da exposição, o Museu de História Natural mantém de forma permanente duas réplicas de esqueleto de dinossauros em tamanho real. Ambas ficam instaladas na extensa área verde do espaço cultural, que está localizado às margens do rio Cuiabá.

Uma das réplicas de esqueleto traz um dinossauro do grupo saurópode, conhecidos por serem herbívoros e terem pescoços longos. A réplica tem 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, considerada a maior do Brasil. O esqueleto reproduz uma espécie que viveu há 85 milhões de anos em Mato Grosso.

A outra réplica de esqueleto é do Pycnonemosaurus nevesi, uma espécie de dinossauro carnívoro que possui 2,20 metros de altura e 7 metros de comprimento. Ambas foram criadas pelo paleoartista Carlos Scarpini, que já foi responsável pela elaboração de 11 acervos no Brasil e no exterior.

Também na área verde estão as instalações do Homem do Holoceno, feita pelo artista plástico Junne Fontenele, que recriou cenas cotidianas dos povos pré-históricos em esculturas de argila.

Dentro do prédio do Museu, na Casa Dom Aquino, há a exposição permanente, dividida pelas áreas história, arqueologia, paleontologia e etnologia. O acervo apresenta temas como a origem da terra, as transformações da biodiversidade pré-histórica de Mato Grosso, populações originárias mato-grossense e a diversidade cultural dos povos indígenas. Além disso, há apresentação da história da Casa Dom Aquino (1842), patrimônio cultural do Estado e que abriga o Museu desde 2006.

A exposição, que já circulou por outras cidades mato-grossenses, é realizada pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com execução do Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano.

Serviço | Exposição "Vale dos Dinossauros"

Período: 15 a 25 de fevereiro, de quarta a domingo, das 8h às 18h
Local: Museu de História Natural de Mato Grosso - Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT
Agendamento para grupos e escolas: agendamentosmhnmt@gmail.com
Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet