Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

No sesc arsenal

Artesanato, verduras, cachaças e frutas desidratadas estão entre produtos vendidos em feira da agricultura familiar

Foto: Reprodução

Artesanato, verduras, cachaças e frutas desidratadas estão entre produtos vendidos em feira da agricultura familiar
Hortifruti, artesanato, temperos, plantas, bananas chips, cachaças artesanais, plantas medicinais, farinha de mandioca e mel estão entre os produtos da agricultura familiar da Baixada Cuiabá que são colocados à venda na feira do Sesc Arsenal, em Cuiabá, toda terça-feira, a partir das 17h. 

Leia também 
Casa Silva Freire chega ao metaverso com obras feitas por crianças durante oficinas em Cuiabá


No total, 32 agricultores familiares participam da feira que segue até às 21h. Elisa Noriko Yoshitake, que tem uma propriedade em Barão de Melgaço, é uma das expositoras. Ela oferece frutas desidratadas, sendo que parte delas, como a amora, a pitaya, banana, acerola, manga, abacaxi, laranja, limão, goiaba, são cultivadas na chácara da família.

“O foco nessa feira, de terça-feira, é oferecer produtos naturais, artesanais, sem adição de açúcar, sem lactose, sem glúten. O açúcar somente dá frutose mesmo, com exceção das variações que eu faço com chocolate 40% e 70%”, explicou.

A desidratação das frutas é uma forma de aproveitar melhor a produção. “A ideia dos meus produtos é utilizar as frutas que tenho demanda lá. Na safra das frutas, tiro as maduras, faço a higienização e congelo, e vou usando de acordo com a demanda, evitando o desperdício”, pontuou Elisa. 

A oportunidade de fomentar as vendas de produtos da agricultura familiar é fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). 

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro, destacou que a feira é uma oportunidade, tanto para os produtores comercializarem sua produção quanto para a população consumir produtos de qualidade e fomentar a agricultura familiar. 

“Tem muitas famílias da Baixada Cuiabana que vivem com a renda da agricultura familiar e precisamos fomentar esse segmento.  E as feiras são uma forma de reforçar a importância da agricultura familiar para a região e para o Estado”, afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet