Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Beleza natural

Cachoeiras, rios e cavernas: Bonito vira ponto turístico internacional; Conheça

Foto: Reprodução/ Gold Trip

Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa

Bonito. Este é nome do município e o adjetivo usado para descrevê-lo. Localizado em Mato Grosso do Sul, Bonito integra, juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Leia mais: Espetáculos e oficinas ocorrem durante a semana no 1º Encontro dos Artistas do Picadeiro em Cuiabá

O município surgiu a partir da fazenda Rincão Bonito, fundada ainda no século 19. Desde então, a beleza de cada cachoeira, lago ou caverna descoberta só tem contribuído para aumentar a admiração de quem visita este lugar. “É como se Deus tivesse esquecido aqui um pedaço do Jardim do Éden”, disse Peter Goldschimidt, diretor da Gold Trip, que desde 1999 viaja pelo mundo em busca de novos roteiros turísticos.

Segundo Goldschimidt, os rios são o princípio de tudo. As águas que afloram do solo composto de calcário transbordam em rios abundantes que correm para o Pantanal. “Este calcário contribui para a decantação dos sedimentos e torna as águas extremamente transparentes. Por isto, um dos passeios mais procurados na cidade é a flutuação”.



Na flutuação, abrigado por uma roupa de Neoprene, o visitante flutua rio abaixo levado pela suave correnteza. Através da máscara de mergulho, é possível observar com clareza todo o fundo do rio, repleto de vegetação e povoado por milhares de peixes. São Dourados, Piraputangas, Curímbas e Piaus, todos peixes típicos desta região, que nadam tranquilos ao redor do visitante. “É como flutuar no espaço, só que cercado por água a uma temperatura que ronda os 23 graus. Muito agradável!”, completou Goldschimidt.

As águas de bonito também são responsáveis pela formação de saltos e cachoeiras. São centenas delas espalhadas ao redor da cidade e muitas fazem parte de trilhas ecológicas das fazendas da região.

A mais alta destas cachoeiras é a Boca da Onça, com 156 metros de altura. A maior do estado. Ela é tão alta que a água é levada pelo vento antes de chegar à sua base. Ao lado dela pode-se praticar o rapel mais alto da região, com 90 metros de altura. O rapel é feito a partir de uma base metálica, de onde se tem uma das melhores vistas do cânion do rio Salobra.

Além dos rios e cachoeiras, as águas de Bonito também foram responsáveis pela criação de outros atrativos muito procurados pelos visitantes, as cavernas. Muitas delas foram criadas por antigos rios que se infiltraram no solo e suas formações rochosas, chamadas de espeliotemas, resultado da interação da água com o calcário.



Uma das mais visitadas é a de São Miguel, especialmente devido ao seu fácil acesso e suas formações rochosas. Porém a mais famosa é a gruta da Lagoa Azul. Ela tem este nome devido a um lago formado no seu interior, cujas águas são extremamente transparentes com um forte tom azulado.

Além dos atrativos produzidos pelas águas, a cidade de Bonito oferece muito mais ao visitante, como, por exemplo, os projetos de conservação da fauna como o Buraco das Araras e o Projeto Jibóia.

A simpática cidade é também famosa pela sua gastronomia exótica. Aqui é possível experimentar pastel de jacaré, carnes de caça e sorvetes com sabores típicos do serrado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet