Notícias / Turismo

08/01/2014 - 10:26

Culinária e belezas de Mato Grosso ganham destaque nacional por mais de uma hora no programa Mais Você

Da Redação - Laura Petraglia

Foto: Reprodução

Culinária e belezas de Mato Grosso ganham destaque nacional por mais de uma hora no programa Mais Você
Durante mais de uma hora Mato Grosso esteve em evidência na manhã desta quarta-feira (8) para todo o Brasil por meio do programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, apresentado por Ana Maria Braga. Através da série de reportagens ‘Mais Você na Estrada’ a repórter Nadia Bochi e cozinheiro “ogro” Jimmy estiveram em Nobres e, entre além das belezas naturais e o turismo local, num link com a apresentadora, mostraram a cultura e culinária típicas do estado.

A aventura da dupla começou com uma trilha e já de posse de colete, máscara e sandália foram fazer uma flutuação na nascente principal do Rio Salobra. O local possuí cerca de 35 espécies de peixes e mais de 600 nascentes. “É impressionante! Dá para ver a água nascendo embaixo da areia. Cada borbulha é uma nascente”, comentou Nadia.

Parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Caixa prevê mais de 10 milhões para o turismo

Em seguida, Nadia e Jimmy fizeram outra flutuação, no Aquário Encantado, e a experiência marcou, e muito, a jornada da dupla. “Acho que eu acabo de ter uma das experiências mais fantásticas da minha vida. Falam que isso é um lugar de contemplação e dá para entender perfeitamente isso”, disse a repórter. “A sensação é a de que a gente está mergulhando dentro de um aquário. Eu nunca tinha visto uma coisa tão impressionante assim”, observou Jimmy.

Para colocar um pouco mais de aventura nessa jornada, nada como fechar o passeio com um salto de tirolesa. Nossos desbravadores caminharam 600 metros mata adentro até o ponto do salto, que tem 66 metros de altura. Isso mesmo: 66 metros de queda direto dentro d’água. Jimmy curtiu tento a experiência que quis repeteco. “Agora eu quero ir de novo”, brincou o “ogro”.

Quando o link voltou para a apresentadora, Ana Maria comentou: “Sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos que eu já vi”, comentou e em seguida, mostrou a Viola de Cocho que ganhou.

Na sequência o programa ainda continua, um passeio da dupla a Lagoa das Araras, onde pescam piranhas e Jimmy ainda aprende a fazer um típico caldo do peixe como os ribeirinhos fazem, e com o uso da casca de uma árvore, chamada Pau d’alho.

Os mochileiros visitaram um casal local, que ensinou sobre o preparo e as propriedades do pó de guaraná. O programa foi encerrado com uma receita típica de Pacú recheado com farofa, assado na folha de bananeira. A dupla ainda experimentou mojica de pintado e paçoca de pilão.




Sobre Nobres

A cidade de Nobres, está localizada a 120 km da Capital de MT, a região do atual município de Nobres foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1.747 entre Cuiabá e Diamantino. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí.

Nobres é uma região riquíssima em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas.

Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região. De beleza incomparável é a Lagoa Azul, localizada á 52 km da sede municipal.

No ponto onde situa-se a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias, talvez numa referência aos moldes de divisão de lotes no período provincial – sesmarias. Posteriormente o lugar passou a ser conhecido por Bananal.

O povoado de Nobres recebeu a primeira usina hidrelétrica construída no Estado de Mato Grosso, atualmente desativada, suas ruínas são relíquias do passado recente que fizeram história.

Clima: O clima em Nobres é equatorial quente e úmido. Período de seca de 5 meses, de maio a setembro. Precipitação média anual de 2.000 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24º C, maior máxima 38º C, e menor mínima 0º C.

Distâncias: Cuiabá: 120 km / São Paulo:1754 Km / Rio de Janeiro:2157 Km / Brasília: 1273 Km

Municípios vizinhos: Rosário Oeste e Posto Gil.

Como chegar a Nobres Via aérea:

Vôos domésticos chegam diariamente ao Aeroporto de Várzea Grande. Ele conta com locadoras de veículos, táxi e micro ônibus. A cidade possui uma pista para pouso e decolagem de avião de pequeno porte. Via Rodoviária: para quem vem de carro por Cuiabá, o percurso é de 140 km pela Br 163 passando pelo Município de Jangada, ou 90 km, saindo de Cuiabá, passando pelo Município de Acorizal pela MT 010, por Rosário Oeste e finalmente Nobres. De ônibus as linhas são feitas pelas empresas TUT, Satélite e Real Norte.

Contatos em Nobres - Telefone da Secretaria Municipal de Turismo: (65) 3376-2009. Email: secretarianobresturismo@hotmail.com

11 comentários

comentar

Exibindo de "01" à "10" do total de "11"

por dedeco, em 09/01/2014 às 08:04
Temos tambem a cidade de pedra em rondonopolis, pena que esta fechado a turistas.
por NOISE SANTOS DE FIGUEIREDO, em 09/01/2014 às 03:07
O comentario do Sr. Adriano é a dor de cotovelo de saber que Mato Grosso hoje e uma potencia em agricultura, pecuária turismo e muitas outras tudo isso e coisa de Mato Grosso do Sul, quis dividir o Estado que para nos foi ótimo pois deixamos de sustenta-los e crescemos, é isso ai mt do sul aceita a nossa vitória
por Sebastiana Sá, em 09/01/2014 às 01:55
Mandou bem, Gean Carlo. Além de tudo que vc descreveu, o que NOS falta é muito, mais mto conhecimento sobre a nossa região, em especial, sobre os pontos turísticos. Percebi que a guia turistica conhece pouco da região e faltou ainda explicações precisas sobre a especie do coco nominado babaçu. Faltou explicações de como extrair o coco e tudo que dele é aproveitado e como é feito esse aproveitamento. Porque a Ana maria Braga fez um esforço tremendo para quebrar o bicho". Ou seja, devemos nos preparar para saber receber e dar a verdadeira atenção aos turistas que nos procurar p/ quaisquer informações. Essa reportagem deve ser visdta varias vezes pelo comite organizador da Copa em Cuiabá e tentar, encontrar as falhas que houve na ATENÇÃO aos "mocheleiros" e tentar alguma coisa que possa chegar a todos os cuiabanos e matogrossenses para que possam receber o turista com conhecimento de sua região.
por www.nobresturismo.com.br, em 08/01/2014 às 19:47
Nobres-MT em destaque, um lugar maravilhoso, belezas admiráveis, aguas cristalinas, cachoeiras, atrações que o turista pode ficar uma semana, e se você gosta de simplicidade e um lugar totalmente rustico...eu recomendo esse paraíso.
por Adriano, em 08/01/2014 às 18:29
Oque adianta se lá não tem a mínima estrutura para turistas, se algum otário vier para Nobres vai cair do cavalo, não existe nenhum projeto de turismo para a região. Enquanto Bonito é um dos maiores pontos turísticos do Brasil, Nobres está aí jogado às moscas. Bonito acaba de receber o título de roteiro turístico mais preocupado com o meio ambiente do MUNDO, isso não é brincaddeira.
por Gean Carlo, em 08/01/2014 às 18:01
Realmente a matéria foi sensacional e quase toda manhã falando de Nobres e Mato Grosso, foi grande a repercussão nacional, falta somente neste como outros locais mágicos que temos aqui do lado de Cuiabá serem melhores estruturados com energia, com melhores supermercados, pois para o turista que vai as pousadas fica satisfeito, mas se sai dali para ir do lado na Vila de Bom Jardim se decepciona, péssimo local e infraestrutura, nada de suporte, mercados que nada tem, igual Chapada dos Guimarães que falta tudo quando todos vão para lá num Festival, num Show, precisa de algo não tem, falta capacitação para estes empresários melhor estruturarem seu negócio como seu estoque, saber o que a maioria dos turistas consomem, serem ativos e lucrarem com a melhor das indústrias do mundo, a do Turismo, ai falta o SEBRAE, o Governo, mecanismos de financiamento, faltam 150 dias para a Copa, quem sabe fazem isso!!!!
por wendell, em 08/01/2014 às 17:46
Em parte a senhora tem razao precisa melhorar a estrutura, sou de cuiaba e sei quanto temos a mostrar. Hoje moro no RJ e te pergunto qual cidade turistica tem infraestrutura pra atender o turismo?vem ao rio maior potencia turistica do pais e passara por problemas piores garanto, mas aproveita o site e faça suas ponderacoes quem sabe sera resolvido pelo que vi e minino. Abraco e va ao MT tem muito a oferecer ao turista
por Sonia da Costa Alves, em 08/01/2014 às 16:41
Nosso estado de Mato Grosso tem muitas belezas naturais Nobres,Jaciara,Chapada Dos Guimarães,Pantanal,Rio claro Campo Novo dos Parecis entre outros lugares .
por emelly, em 08/01/2014 às 14:28
Lugar maravilhoso, Um verdadeiro paraiso natural, graças a Deus tenho o privilegio de morar aqui...
por andre, em 08/01/2014 às 13:20
fique em casa Nilza e pare de reclamar da vida.
Sitevip Internet