Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

‘Mais Você na Estrada’

Culinária e belezas de Mato Grosso ganham destaque nacional por mais de uma hora no programa Mais Você

Foto: Reprodução

Culinária e belezas de Mato Grosso ganham destaque nacional por mais de uma hora no programa Mais Você
Durante mais de uma hora Mato Grosso esteve em evidência na manhã desta quarta-feira (8) para todo o Brasil por meio do programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, apresentado por Ana Maria Braga. Através da série de reportagens ‘Mais Você na Estrada’ a repórter Nadia Bochi e cozinheiro “ogro” Jimmy estiveram em Nobres e, entre além das belezas naturais e o turismo local, num link com a apresentadora, mostraram a cultura e culinária típicas do estado.

A aventura da dupla começou com uma trilha e já de posse de colete, máscara e sandália foram fazer uma flutuação na nascente principal do Rio Salobra. O local possuí cerca de 35 espécies de peixes e mais de 600 nascentes. “É impressionante! Dá para ver a água nascendo embaixo da areia. Cada borbulha é uma nascente”, comentou Nadia.

Parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Caixa prevê mais de 10 milhões para o turismo

Em seguida, Nadia e Jimmy fizeram outra flutuação, no Aquário Encantado, e a experiência marcou, e muito, a jornada da dupla. “Acho que eu acabo de ter uma das experiências mais fantásticas da minha vida. Falam que isso é um lugar de contemplação e dá para entender perfeitamente isso”, disse a repórter. “A sensação é a de que a gente está mergulhando dentro de um aquário. Eu nunca tinha visto uma coisa tão impressionante assim”, observou Jimmy.

Para colocar um pouco mais de aventura nessa jornada, nada como fechar o passeio com um salto de tirolesa. Nossos desbravadores caminharam 600 metros mata adentro até o ponto do salto, que tem 66 metros de altura. Isso mesmo: 66 metros de queda direto dentro d’água. Jimmy curtiu tento a experiência que quis repeteco. “Agora eu quero ir de novo”, brincou o “ogro”.

Quando o link voltou para a apresentadora, Ana Maria comentou: “Sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos que eu já vi”, comentou e em seguida, mostrou a Viola de Cocho que ganhou.

Na sequência o programa ainda continua, um passeio da dupla a Lagoa das Araras, onde pescam piranhas e Jimmy ainda aprende a fazer um típico caldo do peixe como os ribeirinhos fazem, e com o uso da casca de uma árvore, chamada Pau d’alho.

Os mochileiros visitaram um casal local, que ensinou sobre o preparo e as propriedades do pó de guaraná. O programa foi encerrado com uma receita típica de Pacú recheado com farofa, assado na folha de bananeira. A dupla ainda experimentou mojica de pintado e paçoca de pilão.




Sobre Nobres

A cidade de Nobres, está localizada a 120 km da Capital de MT, a região do atual município de Nobres foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1.747 entre Cuiabá e Diamantino. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí.

Nobres é uma região riquíssima em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas.

Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região. De beleza incomparável é a Lagoa Azul, localizada á 52 km da sede municipal.

No ponto onde situa-se a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias, talvez numa referência aos moldes de divisão de lotes no período provincial – sesmarias. Posteriormente o lugar passou a ser conhecido por Bananal.

O povoado de Nobres recebeu a primeira usina hidrelétrica construída no Estado de Mato Grosso, atualmente desativada, suas ruínas são relíquias do passado recente que fizeram história.

Clima: O clima em Nobres é equatorial quente e úmido. Período de seca de 5 meses, de maio a setembro. Precipitação média anual de 2.000 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24º C, maior máxima 38º C, e menor mínima 0º C.

Distâncias: Cuiabá: 120 km / São Paulo:1754 Km / Rio de Janeiro:2157 Km / Brasília: 1273 Km

Municípios vizinhos: Rosário Oeste e Posto Gil.

Como chegar a Nobres Via aérea:

Vôos domésticos chegam diariamente ao Aeroporto de Várzea Grande. Ele conta com locadoras de veículos, táxi e micro ônibus. A cidade possui uma pista para pouso e decolagem de avião de pequeno porte. Via Rodoviária: para quem vem de carro por Cuiabá, o percurso é de 140 km pela Br 163 passando pelo Município de Jangada, ou 90 km, saindo de Cuiabá, passando pelo Município de Acorizal pela MT 010, por Rosário Oeste e finalmente Nobres. De ônibus as linhas são feitas pelas empresas TUT, Satélite e Real Norte.

Contatos em Nobres - Telefone da Secretaria Municipal de Turismo: (65) 3376-2009. Email: secretarianobresturismo@hotmail.com

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet