Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

goldtrip

Conheça a cidade de Mendoza na Argentina: Vinho, neve e aventura

Foto: Reprodução

Conheça a cidade de Mendoza na Argentina: Vinho, neve e aventura
Em meio a uma região árida, coberta de plantas rasteiras e rochas castigadas pelo sol, existe um oásis que há centenas de anos enche de esperança e frescor os olhos dos visitantes. Está é Mendoza, a mais próspera região vinicultora da Argentina e um importante destino de Ecoturismo.

Fundada em 1562, a cidade de Mendoza foi construída em uma faixa de solo fértil aos pés da Cordilheira dos Andes. Graças a riqueza do solo e de um engenhoso sistema de irrigação, a cidade se tornou um ícone mundial na produção de vinhos de qualidade.

Ao redor do seu centro bem organizado e repleto de árvores sempre verdes, afloram mais de mil vinícolas, responsáveis por 60% da produção argentina de vinhos. Muitas delas estão abertas durante todo o ano e podem ser visitadas por conta própria ou em passeios guiados por especialistas. Nelas, é possível também almoçar e até pernoitar, tornando a experiência de vinho ainda mais intensa.

Depois do tour de vinhos, o passeio mais popular é o que leva ao alto da Cordilheira dos Andes, através da estrada que segue em direção ao vizinho Chile. No caminho, são feitas várias paradas em ruinas antigas e pequenos povoados da cordilheira, alguns deles acima dos 3 mil metros de altitude. Um dos pontos altos deste passeio são as ruínas de uma antigo balneário conhecido como Puente del Inca. Um lugar incrível! Outro local muito popular é o mirante de onde se observa o Aconcágua, a montanha mais alta das Américas com 6.962 metros.

Para quem gosta de aventura, o melhor lugar são as montanhas próximas a cidade, conhecidas como pré-cordilheiras e que escondem muitos segredos. Um deles, são a colinas coloridas batizadas de “Cerros de las siete colores”. São elevações naturais, cobertas por diversos minerais, que a transformam em verdadeiros arco-íris naturais. Um espetáculo forjado durante milênios pela mãe natureza. Nestas montanhas, cortadas por rios e vales verdes, também são praticados várias atividades de aventura como rafting, cavalgadas e caminhadas, além de passeios em 4x4. Existem também algumas termas e fontes de agua mineral.

Durante o inverno, a neve cobre a cordilheira de branco, mas não impede a realização dos passeios. Durante os meses de Julho a Setembro, é possível esquiar na estação de Los Penitentes. Localizada à 160 quilômetros de Mendoza, no alto da Cordilheira dos Andes, este centro de esqui oferece 28 pistas para todos os níveis de habilidade. É muito frequentada pela população local e possui uma boa estrutura de hotéis e restaurantes.

Mendoza é assim, linda em qualquer época do ano. Uma boa mistura de aventura, vinhos e lindas paisagens. Recomendo ficar de 2 a 4 dias na região. Para saber mais, assista a este vídeo: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-argentina-mendoza/ e desfrute Mendoza.


Peter Goldschmidt
* Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip -www.goldtrip.com.br - Fone: (11) 4411-8254
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet