Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Notícias / Gastronomia

Cozinha contemporânea reúne várias tradições em um único prato; aprenda a fazer sofisticada rabada

Davi Perez - Especial para o Olhar Conceito

13 Mai 2013 - 10:16

Cozinha contemporânea reúne várias tradições em um único prato; aprenda a fazer sofisticada rabada
Atualmente ouve-se falar muito na “Cozinha Contemporânea”, mas em que ela consiste? Bem, essa é a culinária praticada nos grande centros urbanos e tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está relacionada às tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira.

Coluna Da Cabeça pra Panela - Os sabores da Carne seca

Nela, permite-se reunir elementos de várias tradições culinárias num único prato, como é o caso da receita que apresento hoje, a “Rabada desfiada com soufflé de mandioquinha e brotos de agrião”. Assim como a Cozinha Contemporânea, este prato é criativo, fresco, multicolorido, cheiroso e alegre.

Uma das premissas é buscar o melhor de cada cultura e promover a adaptação com a praticidade exigida nos dias de hoje e às disponibilidades do mercado da estação e da região.
Praticar a Cozinha Contemporânea tornou-se possível com a distribuição global de produtos agrícolas e por causa do domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo.

Este avanço permite encontrar produtos de origem longínqua em lugares nunca antes imagináveis. Alguns supermercados e empórios de Cuiabá acompanham esta grande demanda e tem se dedicado a importar produtos e ingredientes diferenciados e sofisticados.

Outro fator que contribui muito é o uso da tecnologia na cozinha, grandes chefs e restaurantes usam técnicas como o cozimento à vácuo ou "sous vide" em que alimentos como carnes e vegetais são acondicionados em embalagens plásticas com alta resistência térmica e submetidos a cozimentos tanto em forno combinado (que permite cozimentos a vapor) ou em termocirculador (aparelho que permite cozimentos com temperatura controlada) o qual garante retenção e manutenção do sabor, cor, textura, odor, nutrientes e da aparência dos produtos. Após este processo o alimento é imediatamente resfriado ou congelado este método permite maior validade sem adição de conservantes.

Os apreciadores da boa cozinha podem beneficiar-se deste avanço e obter condimentos, peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas, produtos lácteos em qualquer época do ano. Por isso, a Cozinha Contemporânea é tão executada hoje no Brasil.

Comece a testá-la preparando a Rabada desfiada com soufflé de mandioquinha e brotos de agriãoClique aqui para aprender a receita
 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cleidenalda Soares
    19 Nov 2017 às 09:18

    Acho incrível a cozinha contemporânea...adoro tudo relacionado

  • Elisandra lazaretti
    20 Jul 2017 às 21:21

    Amu a cozinhar

Sitevip Internet