Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Para turistas

Peixarias são opções de comidas típicas em Cuiabá e Várzea Grande durante a Copa

Foto: Reprodução

Peixarias são opções de comidas típicas em Cuiabá e Várzea Grande durante a Copa
Cuiabá é conhecida pela cultura do peixe na culinária. Longe do mar, mas envolta em diversos rios, a cidade possui diversas peixarias, assim como a vizinha Várzea Grande. Das mais sofisticadas às localizadas à beira do rio, opções não faltam.

Um exemplo disso é a comunidade São Gonçalo Beira Rio, um dos bairros mais antigos da capital mato-grossense. Formada por pescadores e artesãos, a localidade também é referência em manifestações culturais e é conhecida nacionalmente pelas tradicionais peças em cerâmica.

Leia mais: No dia de Portugal, Cuiabá recebe a nova Associação Cultural Portugueses de Mato Grosso; Veja fotos

São Gonçalo está incluída na Rota do Peixe, um roteiro que inclui a experiência gastronômica, a história e a cultura ribeirinha. Um dos restaurantes desta rota é a peixaria Toca do Coelho, que se destaca na região por oferecer pratos diferenciados que incluem pescados de água salgada.

De acordo com o a Secretária de Comunicação do Estado, no cardápio da Toca do Coelho há pratos feitos com pacu e pintado, assados e fritos e a tradicional mojica de pintado. Mas o que chama a atenção no cardápio são pratos como pintado com camarão grelhado à parmegiana, salmão com legumes, carne de jacaré (criados em cativeiro próprio para revenda), filé de pintado à milanesa, lasanha de pintado com banana da terra e pintado a quatro queijos.

O restaurante está aberto há um ano e sete meses, mas foi perto da Copa do Mundo e após uma mudança no cardápio que o número de clientes dobrou. Segundo o proprietário André Vitalino Ferreira Coelho, ele costumava vender 80 rodízios “num dia bom”. Hoje em dia o número subiu para 180. Antes, André preferia não fazer obras de ampliação por conta da Copa do Mundo, mas a demanda crescente o fez mudar de ideia.

O estabelecimento passou por uma ampliação, ganhou um espaço gourmet que comercializa cervejas artesanais e hoje acomoda 180 pessoas. O estacionamento também foi ampliado foi instalado um pula-pula entre as mangueiras na área externa.

O número de funcionários dobrou e todos usarão uma camiseta do Brasil customizada durante a Copa do mundo. A decoração do local é composta por telas que retratam a cultura regional, assinadas pela avó do empresário, Neuzina Carvalho, 72.

André percebeu a necessidade de adequação ao ser surpreendido por 36 japoneses que chegaram ao restaurante para almoçar num domingo. Há menos de um mês no Brasil, o cozinheiro haitiano Joanave Alexis era o único que falava espanhol fluente e inglês básico, e resolveu o problema. “Não sabia o que fazer. Minha sorte foi o Joanave”, conta o proprietário.

Lélis Peixaria

Outra opção para quem gosta de gastronomia requintada, mas ainda com a simplicidade de Mato Grosso, é a Lélis Peixaria. Seu cardápio é formado por 26 pratos, feitos a partir de oito tipos de peixes, como pacu, piraputanga, dourado, caxara, além dos exóticos arraia, rabo de jacaré e outros. 

A Lélis é uma boa opção para levar turistas, já que seu cardápio está também em inglês e espanhol. Há sete anos no mercado, a peixaria ainda conta com 70 rótulos na Carta de Vinho e outros drinks. 

Cacalo Peixaria


A Cacalo peixaria é uma das que oferece o rodízio de pratos, com receitas como caldo de piranha, mojica de pintado e piraputanga na brasa. À la carte é possível pedir pacu assado, e sobremesas típicas como o Furrundu e doce de caju. Os preços variam entre R$51 e R$75 por pessoa. 



Várzea Grande

Em Várzea Grande também há diversas peixarias para os amantes dessa culinária. A Rota do Peixe em Várzea Grande fica nas comunidades de Praia Grande, Pai André, Souza Lima, Bom Sucesso, Limpo Grande e Passagem da Conceição.

O mais peculiar da cidade é a feijoada de peixe, servida no restaurante Mirante das Águas. O prato é um dos destaques do extenso cardápio que tem os pescados da região como ingrediente principal, além de espécies da Amazônia.
No Mirante das Águas também foram feitas obras de melhoria da infraestrutura para receber os clientes. Sábado e domingo há música ao vivo no local.




Serviço

Peixaria Toca do Coelho
Local: Rua Antonio Dorileo, 2.550, à direita da entrada de acesso à comunidade São Gonçalo Beira Rio
Outras informações pelo telefone (65) 9669-3363.

Mirante das Águas
Local: Rua Brasília, nº 2010, no bairro Vila Maria, às margens do Rio Cuiabá. Mais informações podem ser obtidas pelos Telefones: (65) 3682-6130/3025-2229 

Lélis Peixaria 
Local: Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, 36, Duque de Caxias, Cuiabá - MT, 78043-352
Telefone: (65) 3322-9195
SITE 

Cacalo Peixaria 
Avenida Antártica, 203 - Santa Rosa, Cuiabá - MT, 78040-000
Telefone: (65) 3626-1778


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet