Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Música

Mudança pela arte

Alunos podem inscrever-se para aulas de música no Instituto Ciranda; Saiba como

Foto: Reprodução

Alunos podem inscrever-se para aulas de música no Instituto Ciranda; Saiba como

A arte é uma forma de transformar a vida da pessoa e, desta forma, o mundo. Dando vida à esta filosofia, o “Instituto Ciranda: Música e Cidadania” abre suas inscrições para aulas regulares em instrumentos musicais para o segundo semestre de 2014.

Leia mais: Compositor e jornalista de Cáceres faz música para a Copa em Cuiabá

As inscrições já estão abertas e estarão disponíveis para o público até o dia 10 de julho, apenas pela internet. Os interessados devem acessar o site do Instituto Ciranda (clique AQUI) para realizar a inscrição.

A próxima etapa, após realizar a inscrição, é comparecer a sede do Instituto Ciranda para fazer uma entrevista com a coordenação. A entrevista abordará a vontade do aluno de estudar o instrumento, a disponibilidade para estudo e experiência musical, se houver. 

Após o término do período de inscrições, os selecionados serão avisados por e-mail ou telefone para efetuarem sua matrícula. Estão abertas apenas as turmas nos horários e dias relacionados na ficha de inscrição. A lista dos selecionados será divulgada no site do Instituto Ciranda a partir do dia 13 de julho. 


O que realmente impede o instituto de ampliar o número de alunos atendidos, de acordo com a coordenadora, é a estrutura física que a instituição dispõe. “Hoje estamos localizados no bairro Dom Aquino, numa casa pequena, que foi adaptada para uma escola de música. A estrutura física é bastante antiga. Esse lugar é cedido por parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas)”, diz.  



O Instituto Ciranda

Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania, a instituição possui várias frentes de trabalho tendo como base de ação o “Centro de Educação Musical e Artística”, localizado em Cuiabá (MT). O Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 450 crianças e jovens (preferencialmente de baixa renda), vindos de diversos bairros de Cuiabá, Várzea Grande, e outros municípios da ‘Baixada Cuiabana’. Todos os alunos em idade escolar devem estar devidamente matriculados.
 
Os alunos do Instituto Ciranda dispõem gratuitamente de todas as condições para se desenvolverem socialmente por meio da música: aulas do instrumento musical da sua escolha, aulas de disciplinas teóricas auxiliares, métodos, partituras, biblioteca, palco coberto para ensaios e apresentações, da área de convivência e sempre que possível do instrumento musical. Além das atividades regulares, são oferecidas oficinas de instrumentos de orquestra que não tem professores residentes em Cuiabá, como é o caso do Oboé, Fagote e Trompa.
 
No decorrer do ano são realizados recitais, que incentivam os alunos a estudar mais e fazer uma auto-avaliação juntamente com o professor, para que defina novas metas e/ou altere o rumo de seu aprendizado. Desde sua criação em 13 fevereiro de 2003, o Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens no mercado de trabalho. As aptidões de cada indivíduo manifestam-se claramente ao longo do processo de aprendizado.
 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet