Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Música

da nossa terra

Instituto Flauta Mágica leva crianças do Jardim Vitória para intercâmbio na Europa

Foto: Reprodução

Instituto Flauta Mágica leva crianças do Jardim Vitória para intercâmbio na Europa
A Orquestra e Coral do Instituto Flauta Mágica começam sua turnê internacional na próxima segunda-feira (08). O “intercâmbio musical” vai levar as crianças do instituto para Alemanha, Áustria e Suíça, com ajuda do Programa de Apoio à Cultura (PROAC 2014).

Leia mais: Projeto Flauta Mágica se apresenta ao vivo neste sábado, no Encontro com Fátima Bernardes

O sonho começou 10 anos atrás, quando o instituto realizou a sua primeira turnê internacional para França, onde participou de um Festival de Música Orquestral e conseguiu contatos com maestros, que ajudaram na realização deste novo intercâmbio.
O grupo é formado por 32 crianças e jovens que se preparam tecnicamente para levar para a Europa um repertório que mescla o erudito e o popular, ao executar obras de compositores clássicos como Bach, Mozart, Schubert, Heitor Villa Lobos entre outros, e de compositores da Música Popular Brasileira (MPB), como Pixinguinha, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Edu Lobo.

Os músicos vão passar pelas cidades de Munique, Salzburg, Viena, Nuremberg e Basel. Com grande expectativa, o Maestro Gilberto Mendes não vê a hora de mostrar aos seus alunos cidades que são o berço da música clássica ocidental, ''Eu fico emocionado porque ver algo que idealizei alçar vôos e ter outras pessoas acreditando, é uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo motivo de uma imensa alegria'' afirma o maestro.

Instituto Flauta Mágica

O Instituto Flauta Mágica foi criado em 1998 e mantém no bairro Jardim Vitória um projeto social voltado para crianças e adolescentes em situação de risco. São oferecidas aulas de música instrumental, balé e canto coral, implantadas pelo Maestro Gilberto Mendes, com base na sua experiência em mais de 30 anos como educador musical.

O instituto já ensinou mais de 2 mil crianças e jovens, dentro de uma comunidade com uma população de aproximadamente 12 mil moradores. O projeto atua em rede com os Pontos de Cultura de Mato Grosso e interage com as escolas regulares inseridas na comunidade onde atua para buscar e dar suporte ao processo de educação geral dos beneficiários.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet