Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Artes Cênicas

são gonçalo

Festival de Teatro estimula alunos do ensino médio a desenvolverem paixão por línguas

Foto: Reprodução/ Ilustração

Festival de Teatro estimula alunos do ensino médio a desenvolverem paixão por línguas
A melhor forma de aprender algo é imergir nesta área do conhecimento, principalmente no que diz respeito a novas línguas. O inglês, por exemplo, exige muito mais que exercícios de multipla escolha. Para realmente aprender o inglês, é preciso incorporar suas peculiaridades e abraçar a cultura que vem atrelada ao novo conhecimento.

Leia mais: Curso de teatro da Cia Cena Onze convida jovens e adultos a ingressar nas artes cênicas

Com isto em mente, será realizado no Colégio São Gonçalo, entre os dias 08 e 12 de setembro (Anfiteatro Dom Malan), o 2º Festival de Teatro de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Médio. Proposto pelas professoras de Inglês, Fernanda Falconi, e de Espanhol, Rosemary Mendes, o projeto teatral pretende despertar nos alunos o interesse pelas artes e pelas línguas, áreas muitas vezes negligenciadas pelas instituições de ensino.

Este ano o tema escolhido para o festival foi “Musicais”. Serão encenadas peças de todos os estilos e épocas, como Grease, Mamma Mia, Glee, Dirty Dancing, A Escolha Perfeita, Rebeldes, Moulin Rouge, High School Musical e adaptações, como Toy Story, A pequena Sereia, A Fantástica Fábrica de Chocolates, A Noiva Cadáver, O mágico de Óz, Dom Quixote e Alice no País das Maravilhas, que ganhou novo nome e uma versão musical especialmente criada por um dos alunos.

Segundo a professora Fernanda, que está na escola há 9 anos, o colégio sempre realiza e apoia atividades para envolver o aluno e estimular as habilidades artísticas e culturais. “Eu me surpreendo sempre com o envolvimento dos alunos. É comum ver alguns deles, que nem sempre se destacam em uma prova, por exemplo, se empenhando ao máximo, falando outro idioma e brilhando nas apresentações, tudo isso porque estão realmente concentrados, focados, acreditam e gostam daquilo que estão fazendo. E quando se faz algo com amor e vontade, o resultado é inspirador”, disse a educadora.

Já a professora Rosemary, que há mais de quinze anos está à frente das turmas do Ensino Médio e foi uma das idealizadoras do primeiro festival, ocorrido em 2013, observa como o projeto possibilita um melhor relacionamento entre alunos e professores, favorecendo também a união entre os componentes dos grupos. “É lógico que o projeto dispensa muito trabalho, dedicação e pode ser, algumas vezes, desgastante, mas a satisfação final de todos compensa tudo”.

Como cada turma escolhe e apresenta uma obra, há a possibilidade que cada aluno participe daquilo que lhe é mais prazeroso, desde a elaboração de um roteiro em Português, a tradução das falas das personagens para Inglês ou Espanhol, confecção de cenário e figurino, direção dos atores, sonoplastia ou mesmo na atuação.

“É maravilhoso ver nossos alunos praticando aquilo que foi ensinado e descobrir verdadeiros talentos escondidos. As línguas Inglesa e Espanhola não devem ser vistas apenas como mais uma disciplina curricular, mas instrumentos facilitadores e diferenciais para a vida”, enaltecem as professoras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet