Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Música

clarinete e orquestra”

Concerto da Orquestra da UFMT marca programação do Cine Teatro nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Concerto da Orquestra da UFMT marca programação do Cine Teatro nesta terça-feira
O concerto da Orquestra Sinfônica (OSUFMT) da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) marca a programação do Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira (14). A apresentação acontece às 20h ob a regência do maestro e professor de música do Departamento de Artes da UFMT, Isaque Lacerda. Os ingressos estarão disponíveis para venda no dia do concerto, a partir das 14h, na bilheteria do Cine Teatro.

Leia mais: Chorinho promove show-baile em homenagem à primavera com cantoras cuiabanas

De acordo com a assessoria, o destaque do programa será a obra “Concertinho para clarinete e orquestra” de Carl Maria Von Weber (1786-1826), onde o clarinetista convidado Vinicius Fraga, também docente da UFMT, fará o solo. Além do concerto do dia 14, a OSUFMT fará em dezembro um grande espetáculo de final de ano chamado “Noite de Gala”. Na ocasião, a orquestra dividirá o palco com o corpo de baile do Opera Ballet, em um espetáculo inédito no estado de Mato Grosso que marcará a entrega da reforma do Teatro da UFMT.

O professor Isaque Lacerda já regeu a orquestra Sinfônica de Ponta Grossa e a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo atuado também como regente assistente em diversas apresentações do coro do Teatro Guaíra, também no Paraná. Participou como maestro interno do projeto de ópera Studio Ópera Illustrata, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba (2002 e 2003) e dirigido por Neyde Thomas. Atualmente é professor de Regência, Percepção e Análise da UFMT.

Vinicius Fraga é doutor em Execução Musical, na especialidade de clarineta, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu trabalho de conclusão de curso foi um estudo comparativo de gravações de clarinetistas de todo o século XX e XXI nos Quintetos de Mozart e Brahms. Já participou de oficinas e festivais de música em Curitiba (PR), Vale Vêneto (RS), Fortaleza (CE), Canelas (RS) e Poços de Caldas (MG), tendo contato com professores como Paulo Sérgio dos Santos, Diego Grandene, Debora Bish (EUA) e Joaquin Valdepeñas (MEX). Desde 2013 é docente do curso de bacharelado em Clarineta pelo Departamento de Artes da UFMT.

O diretor Artístico da OSUFMT, maestro Fabrício Carvalho, enfatiza o convite à comunidade para este concerto e adianta que a próxima apresentação oficial será nas festividades de final de ano, em Noite de Gala, ocasião em que a Orquestra dividirá o palco com o corpo de baile do Opera Ballet, em um espetáculo inédito em Mato Grosso que marcará a entrega da reforma do Teatro da UFMT.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet