Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

inovação

Plataforma online criada por estudante promove empréstimo entre vizinhos

Foto: Reprodução

Plataforma online criada por estudante promove empréstimo entre vizinhos
Uma nova plataforma online foi criada para ajudar vizinhos a encontrar coisas que precisam pegar emprestado. Seja uma furadeira, uma roupa ou até mesmo o famoso açúcar.

Leia mais:
Cuiabano autodidata em programação tem jogo aceito pela Apple; veja onde baixar

A ideia veio da estudante de comunicação, de 25 anos, Camila Carvalho, que criou a plataforma “Tem açúcar?”, um site gratuito que propõe que pessoas da própria vizinhança compartilhem produtos domésticos ou empréstimos.

“O nome Tem Açúcar? surgiu porque eu queria mostrar que esse tipo de coisa não é algo novo, é algo que sempre fizemos. Quem nunca pediu algo emprestado? Além de tudo, é uma forma de conhecer um vizinho que antes era desconhecido”, explica.

Por ser também modelo, Camila fez algumas viagens para a Índia, Tailândia e China, e se deparou com grandes contrastes sociais: “Notei o quanto o consumo, de uma forma geral, é exagerado. E o preço a pagar é ainda mais alto, tanto ambientalmente- na utilização de recursos naturais, quanto no sentido social, vista as crescentes denúncias de trabalho escravo, inclusive no Brasil”, explica Camila que estudou economias alternativas e se formou como designer em sustentabilidade.

Como inspiração, a estudante estudou as plataformas streetbank.com e peerby.com, que já fazem sucesso no exterior. A partir daí, Camila percebeu que as pessoas podem ter acesso a tudo que precisarem, somente por meio de contatos. “A maior abundância está nas relações com as pessoas ao seu redor e não no dinheiro que você tem”, ressalta a jovem empreendedora.

Antes de criar a plataforma, Camila testou a ideia no condomínio em que mora no Rio de Janeiro, “escrevi num pedaço de cartolina que eu estava precisava de um desentupidor, para minha surpresa, dentro de 15 minutos apareceu uma vizinha oferecendo ajuda com um desentupidor na mão”.

Como funciona?

Para participar, o usuário deve se cadastrar no site Tem Açúcar?, decidir o raio de distância com o qual deseja interagir e colocar na área de busca o item que está precisando.O site, então, pergunta por e-mail aos vizinhos quem tem o produto a ser emprestado.O vizinho, então, responde à mensagem colocando as condições de uso, com data de empréstimo e devolução e combina o local de encontro.

Feita a devolução os usuários fazem as avaliações um do outro para aumentar a credibilidade na plataforma, tanto de quem empresta quanto de quem pediu emprestado. As pessoas que usarem o Facebook para se conectar poderão ver os amigos em comum um do outro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet