Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Museu Histórico de MT

Exposição conta histórias de superação de mais de 4 mil trabalhadores da indústria

Foto: Da Assessoria

Exposição conta histórias de superação de mais de 4 mil trabalhadores da indústria
(Entre os protagonistas da exposição e livro está o auxiliar de pedreiro Fábio da Conceição, 50 anos, que trabalha há cinco anos no segmento de construção civil. Ele deixou de estudar aos 10 anos, quando cursava a 5ª série, para fugir das surras que recebia da sua mãe adotiva. “Só lembro de ter visto minha mãe uma vez, quando eu tinha sete anos, e meu pai nunca conheci. Eu e meus seis irmãos fomos muito maltratados pela mulher que nos criou, por isso fugi. Na minha adolescência passei por São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e até pela Bolívia. Fui criado no mundo, convivi com pessos de todos os tipos. Só voltei para casa pois minha mãe tinha sofrido um derrame e a responsabilidade me chamava. Eu era o único filho homem”, conta)

Abandono e violência familiar, dificuldades financeiras, gravidez não planejada e problemas de acesso à escola. Diversos são os motivos que impedem crianças e jovens de terminarem os estudos. Na vida adulta a possibilidade de retomada é ainda menor, para a maioria.  Contra esta corrente está mais de quatro mil trabalhadores da indústria que, entre 2012 e 2014, decidiram mudar suas vidas, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT).

Leia mais:
Doutor fala com Olhar Conceito sobre curso de literatura regional da Academia Mato-Grossense de Letras

De acordo com a assessoria, história destes alunos será contada na exposição ‘Memórias da Educação de Jovens e Adultos do Sesi: Discursos em Múltiplas Linguagens’, com abertura marcada para esta quarta-feira (25/02), às 20h, no Museu Histórico de Mato Grosso, que contempla ainda o lançamento do livro de Memórias da EJA, um vídeodocumentário e mostra de fotos.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, destaca que o principal objetivo do Sesi-MT é contribuir para a elevação da  escolaridade do trabalhador, que reflete na sua qualidade de vida e também no desenvolvimento da indústria em Mato Grosso. “Mais de 200 indústrias das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Sinop, foram beneficiadas com a formação de seus trabalhadores. O investimento nesta área reduz as desigualdades sociais e mostra como a educação pode ser instrumento de mudança social. O livro é um retrato desses homens e mulheres que lutam para ter uma vida melhor, por meio do estudo”, destaca o presidente.

Ainda segundo a assessoria, a exposição ‘Memórias da Educação de Jovens e Adultos do Sesi: Discursos em Múltiplas Linguagens’ poderá ser visitada pelo público a partir do dia 26 de fevereiro e segue até 30 de março, em horários diferenciados. De terça a quinta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sexta, das 8h às 12h e das 14h às 22h. No sábado, das 8h às 17h e, no domingo, das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

Educação de Jovens e Adultos

A EJA é destinada para pessoas, a partir de 15 anos, que precisaram interromper os estudos, seja durante a alfabetização ou no Ensino Médio. Para este público, que precisa conciliar o horário de estudo com o turno de trabalho, o Sesi-MT oferece horários flexíveis e leva as salas de aulas até a empresa, diminuindo assim a evasão escolar. Os professores recebem formação específica para lidar de forma adequada com seus alunos, sempre utilizando de conteúdos apropriados à faixa etária e respeitando as experiências de vida de cada um. 

Para atender às exigências do mercado atual, bem como as características próprias de jovens e adultos trabalhadores, a Educação de Jovens e Adultos adota uma metodologia customizada nos formatos ensino presencial, semipresencial e à distância.

Serviço 

Abertura da exposição ‘Memórias da Educação de Jovens e Adultos do Sesi: Discursos em Múltiplas Linguagens’ 
Local: Museu Histórico de Mato Grosso – Praça da República
Data: 25/02/2015
Horário: 20h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet