Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer crepe com doce de leite

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer crepe com doce de leite
A história da crepe:

A crepe não é uma invenção recente, após muitas pesquisas os historiadores descobriram que a crepe existe a 7000 anos antes de Cristo. Naquela época ainda não era chamada de crepe, mas sim galette, uma massa mais grossa, preparada a partir de vários cereais e água. A crepe apareceu na Bretagne por volta do século 13 após a cultura do sarrasin, após o serrasin ela foi transformada para obter a crepe que conhecemos, graças a descoberta da farinha branca. Sempre muito explorada, servida de muitas formas, sozinha, com doces e com salgados, e fazem a alegria dos adultos e das crianças. Durante a festa de Chandeleur ou Mardi Gras, é frequente encontrar muitos tipos de crepe na França e na Bélgica. Essa tradição está imortalizada na história francesa. Diz a lenda que para ter prosperidade durante todo ano, é preciso fazer as crepes com uma peça de moeda nas mãos.

Por que escolhi esta receita?

Porque durante o tempo em que estudava em Paris a crepe era o meu almoço pelo menos 3 vezês na semana. Andar pelas ruas de Paris em qualquer estação do ano sem sentir o perfume que fica no ar vindo das creperies é impossível. Quando chego em Paris a primeira coisa que faço é ir a uma Igreja, a segunda é comer uma deliciosa crepe de presunto e queijo!



Receita da crepe

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 6 crepes

Ingredientes p/ a massa:

200 g de leite
110 g de farinha de trigo integral ou branca
03 ovos
40 g de manteiga
20 g de açúcar
01 pitadinha de sal
p/ o recheio de doce de leite:
Utilize o doce de leite da sua preferência ou aqueça água na panela de pressão suficiente para cobrir uma lata de leite condensado. Quando estiver fervendo, tampe e cozinhe exatamente por 30 minutos. Retire o vapor, aguarde esfriar um pouco e abra a panela. Deixe a lata fechada esfriar por uma hora então abra, passe para uma tigela e misture bem. 



Preparo das crepes:
Bata tudo no liquidificador e passe as crepes em uma frigideira com teflon pincelada com manteiga. Decore a gosto e sirva ou com sorvete ou com creme chantilly.

*Receitas e Magias é a coluna gastronômica da chef Eliane Carvalho, proprietária do restaurante Brie Restô, em Cuiabá.


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet