Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

de Barra do Garças

Mato-grossense é um dos quatro jovens brasileiros escolhidos para grupo de líderes do Fórum Econômico Mundial

Foto: Reprodução

Mato-grossense é um dos quatro jovens brasileiros escolhidos para grupo de líderes do Fórum Econômico Mundial
Um mato-grossense foi um dos selecionados para fazer parte da nova turma de Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial. O grupo, formado apenas por profissionais com menos de 40 anos, existe há dez anos com o objetivo de criar uma plataforma em que os jovens líderes mundiais possam interagir para criar um mundo mais positivo, pacífico e próspero.

Leia mais:
Nos 263 anos de Vila Bela, Taques visita o município e promete construção do 'Congódromo'
Juiz do interior de Mato Grosso usa vídeo com poesia de cordel para explicar lei Maria da Penha

Leandro Machado, que é de Barra do Garças e tem 37 anos, foi um dos quatro brasileiros escolhidos para entrar no grupo em 2015. Este ano foram jovens de 66 países que representam igualmente a iniciativa privada e pública. Foram 187 escolhidos, sendo metade de mulheres e metade de homens. A América Latina foi o continente com o menor número de escolhidos, sendo apenas 13, quatro mulheres e nove homens.

Sobre a sua escolha como líder, Leandro Carvalho afirmou em entrevista ao Olhar Conceito: “Acredito que foi o fato de ser cientista político e ter investido vários anos da minha vida em transformar positivamente esse campo. Seja trabalhando em empresas, na área de relações governamentais, seja em campanhas políticas, (...) e agora mais recentemente com a CAUSE, agência de defesa de causas que fundei”, comenta. “Acho que um traço importante da minha atuação sempre foi “uma nova forma” de pensa a política - seja no campo empresarial ou do terceiro setor”.

Por ser formado em Ciências Políticas, Leandro acredita no aperfeiçoamento da democracia e no fortalecimento da boa política. “Quando estava pensando a RAPS junto com Guilherme Leal e outros companheiros, não saia da minha cabeça a ideia de que há diversas formas de se melhorar o atual quadro político que temos, que há muita, muita gente boa querendo fazer coisas boas - mas o sistema está tão podre, tão caduco, que não consegue absorver essas pessoas boas: na verdade, as repele”, afirma. Por este motivo, eles criaram a RAPS, Rede de Ação Política pela Sustentabilidade.

Ele conta, ainda, que a nomeação foi uma surpresa, pois em nenhum momento ele se inscreveu ou soube da possibilidade: “Recebi a notícia que havia sido nomeado por email, somente um pouco antes da coletiva de imprensa em Genebra (no último dia 17/3), quando foram anunciados os nomeados deste ano. (...) Você é indicado por alguém ligado ao World Economic Forum - e não fica sabendo de nada. Após essa indicação, ainda sem qualquer contato, eles fazem uma varredura do seu histórico profissional, apoiados pela consultoria internacional Heidrick & Struggles, uma das mais importantes agências de head hunting do mundo. Essa consultoria gera uma lista semifinal, que é apresentada para um comitê, presidido pela Rainha Rânia, da Jordânia, que escolhe a lista final de nomeados. Só então você é contactado - como disse, pouquíssimo tempo antes de ser divulgada essa lista. Neste ano, foram pouco mais de 180 pessoas nomeadas, de todas as partes do mundo, e somente 4 brasileiros”, explica.

Cada líder escolhido tem um ‘mandato’ de seis anos, em que participa de reuniões, pesquisas, iniciativas e interage com a comunidade do Fórum Econômico Mundial. Eles são governados por 14 líderes respeitados e são geridos por um time que fica em Geneva e na China. Os jovens líderes são desafiados, a todo momento, a serem líderes melhores em suas vidas pessoal e profissional, com o objetivo de haver maior colaboração na comunidade global, de transformar as próximas gerações e de impactar o mundo atual positivamente.Depois dos seis anos, os líderes podem continuar no Fórum pelo ‘Young Alumni Community’. Ainda neste ano, Leandro participará de uma reunião no México, em maio, e uma na Suíça, em agosto.

Sobre ser um dos líderes, ele afirma que será uma grande oportunidade, principalmente pelos contatos: “Com os atuais líderes com quem já conversei, como a Claudia Sender, Presidente da TAM (foi nomeada ano passado), fica muito claro que a maior riqueza dessa nomeação está nas interações que você têm com os outros líderes, pessoas interessantíssimas, de todas as partes do mundo”, finaliza.

Sobre Leandro

Leandro Machado é co-fundador da agência ‘CAUSE’, que ajuda empresas e ONGs em campanhas de mobilização e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável, direitos humanos e participação democrática. Para saber mais sobre a empresa, clique AQUI.

Ele é cientista político pela Universidade de Brasília (UnB) se especializou na 'The George Washington University' em gerenciamento político e em Comunicação Internacional pela Syracuse University/ ABERJE, nos Estados Unidos. Trabalhou durante 15 anos em empresas como Shell, IBM Brasil, Natura e na campanha de Guilherme Leal quando ele era vice-presidente na chapa da candidata à presidência Marina Silva em 2010.

Também foi ganhador do prêmio ABERJE em 2009, pela categoria "Profissionalismo e transparência na Gerência de Relações Governamentais". Leandro apoia causas de proteção animal, crianças, direitos civis e ações sociais, educação, meio ambiente, direitos humanos, política e alívio à pobreza.

O mato-grossense é também fundador da Union For Ethical Biotrade (União para o Biocomércio Ético), uma ONG ligada à Organização das Nações Unidas que produz ingredientes naturais a partir do desenvolvimento sustentável e um dos idealizadores, fundadores e membro do conselho diretor da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), organização da sociedade civil, apartidária, que busca identificar, atrair, treinar e monitorar os melhores talentos da política brasileira.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet