Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer frango de Bresse

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer frango de Bresse
Frango de Bresse

Rendimento: 04 Porções
Tempo de preparo: 2 horas



Ingredientes

08 Coxas de frango
350 G de creme de leite fresco
100 G de cebola
100 G de alho poró
100 G de salsão
02 Dentes de alho cortados ao meio
Loro
200 Ml de vinho branco
200 Ml de azeite
Sal
Pimenta verde moída na hora
Suco de 01 limão

Preparo: Tempere as coxas de frango (sem pele) com sal, pimenta moída na hora e suco de limão. Corte grosseiramente a cebola, o salsão e o alho poró. Em uma panela, aqueça bem o azeite e doure as coxas (elas vão ficar cruas por dentro). Com uma espátula, retire as coxas da panela, retire o excesso de azeite da panela, acrescente o alho, a cebola, o salsão e o alho poró, doure um pouco, adicione o vinho branco, espere evaporar e acrescente 2 copos de água. Cozinhe esse caldo por uns 15 minutos (caso queira engrosse com uma mistura de manteiga e farinha de trigo dourada na frigideira, uma espécie de farofinha, a mesma proporção de manteiga e farinha). Passe esse caldo em uma peneira bem fina, coloque em outra panela, adicione o creme de leite fresco, misture bem, espere abrir fervura e coloque as coxas para cozinhar (25 minutos) em fogo bem baixo. Finalize acertando o sal e pimenta, adicione cebolinha verde (opcional) e sirva acompanhado de purê de batatas, ou batatas salteadas em manteiga com ervas.

OBS: Caso queira acrescente champignons de paris fresquinho fatiado.

Frango de Bresse (poulet de Bresse): o gastrônomo francês Brillat-Savarin (1755-1826) já dizia que os frangos da cidade de Bourg-en-Bresse e arredores são “as rainhas das galinhas, e as galinhas do rei”. A ave de Bresse, criada desde a antiguidade e com apelação de origem, tem carne suculenta, firme e de sabor inigualável, fruto da combinação entre o solo argiloso, o clima temperado, a pureza da raça e os procedimentos de seus criadores. Inspirou várias receitas típicas, entre as quais o poulet de Bresse à la creme et vin Blanc (ao creme e vinho branco), servido com cogumelos.

Escolhi esta receita porque além de gostar muito sei que temos ótimos frangos, eu particularmente dou preferência ao frango caipira ou alguma marca garantida onde os frangos são criados soltos, sem stress. A combinação do frango com o creme de leite fresquinho é fantástica, delicada mais marcante. Tradicionalmente esse prato é dourado na manteiga clarificada e ao final do cozimento é acrescentado o champignon de paris fresquinho. Para preparar o champignons é preciso alguns cuidados: retire o pé de cada champignon, lave muito bem e coloque de molho em água com limão para não oxidar e escurecer. Vá fatiando e colocando nessa água. Ao final, escorra bem e salteie levemente em um pouco de manteiga com uma pitadinha de açúcar e uma pitadinha de sal. Só acrescente os champignons fatiados no final para não cozinhar demais e amolecer.

*Receitas e Magias é a coluna gastronômica da chef Eliane Carvalho, proprietária do restaurante Brie Restô, em Cuiabá.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet