Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer Crème Brûlée Classique

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer Crème Brûlée Classique
Crème Brûlée Classique

Rendimento: 06 porções
Tempo de preparo: 1 hora



Ingredientes

75 g de açúcar cristal
500 g de creme de leite
05 gemas
Baunilha, em pó, fava ou gotas
Açúcar para maçaricar
06 tigelinhas de porcelana (aproximadamente do tamanho de uma xícara de chá)

Preparo: Bata o açúcar com as gemas e a baunilha até obter uma mistura mais clara em que vc perceba que o açúcar já derreteu o suficiente. Acrescente o creme de leite, misture delicadamente, distribua a massa em 6 tigelinhas de porcelana. Asse no forno a 100 graus por aproximadamente 35 a 40 minutos. Qdo der o tempo vc vai perceber que no meio ele ainda estará trêmulo, é assim mesmo, ele só adquiri a textura ideal após no mínimo 4 horas na geladeira coberto com filme plástico. Só polvilhe açúcar na hora de maçaricar. Sirva imediatamente.



Por que escolhi está receita? Porque ela é deliciosa, amada no mundo inteiro, é universal. Além de ser muito fácil de preparar, vc pode preparar com antecedência, até 3 dias antes do seu jantar ou almoço.
Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691. A receita era então à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Depois de cozido, segundo o cozinheiro de Filipe de Orléans, é preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido, e queimar o creme, de modo que adquira uma bela cor dourada. Na Grã-Bretanha, existe uma referência, de 1879, ao Trinity Cream ou Cambridge burnt cream. No Trinity College, Cambridge, o símbolo da universidade era marcado, com um ferro quente, sobre o açucar da cobertura.
Na Catalunha, a sobremesa é chamada de crema catalana e contém limão (ou laranja) e canela.

*Receitas e Magias é a coluna gastronômica da chef Eliane Carvalho, proprietária do restaurante Brie Restô, em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet