Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer Croque Monsieur

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer Croque Monsieur
Croque Monsieur



Rendimento: 04 porções
Tempo de preparo: 01 hora

Ingredientes

04 Fatias de pão de forma cortados na horizontal
08 Fatias de presunto cozido
200 g de queijo gruyère ralado
200 g de queijo emmental ralado
Manteiga p/ untar as fatias de pão
P/ o molho:
250 g de creme de leite
200 g de leite
100 g de manteiga
80 g de manteiga+80 g de farinha de trigo
Sal
Noz moscada

Preparo: Pincele cada fatia de pão com manteiga e leve ao forno a 180 graus por alguns minutos até dourar bem levemente. Retire e reserve.
Prepare o molho: Na panela, coloque o creme de leite, o leite, sal e noz moscada. Quando começar a ferver adicione a mistura de manteiga e trigo (feito farofinha na frigideira) para engrossar. Mexa sem parar. Acerte o tempero, coloque a manteiga.
Montagem: Pincele cada fatia do pão de forma com o creme (sem exagerar p/ não amolecer), coloque em cada fatia duas fatias de presunto e polvilhe m pouco de cada queijo. Sobreponha uma fatia de pão s/ a outra, finalize regando com um pouco mais do creme. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até derreter bem. Corte cada sanduíche ao meio e sirva acompanhado de uma saladinha.



Por que escolhi esta receita? Porque vc vai encontrar este sanduíche na França inteira, em Paris mais ainda! É como as crepes, tem em todos os lugares então acaba sendo uma coisa que vc como muitas vezes, é simples, quentinho, barato e delicioso! É a cara de Saint Michel!!

A origem do Croque-Monsieur é meio controversa… Segundo o historiador René Girard, esse sanduíche teria sido inventado pelo dono de um bistrot (« le bel âge », que ficava no boulevard des Capucines em Paris), em 1901.
Também já ouvi falar que embora seja um prato tipicamente francês, sua origem está na Inglaterra, onde encontramos um sanduíche feito de queijo e levado ao forno, o Welsh Rarebit. Historicamente considera-se que o Croque Monsieur é a versão francesa do sanduíche inglês, com o acréscimo do presunto. A respeito do Welsh Rarebit, algumas histórias explicam a origem do nome... Parece que vem de "welsh rabbit", ou "coelho do País de Gales"... E seria uma "gozação" dos ingleses aos primos pobres gauleses, que comiam o sanduíche porque não tinham dinheiro para comer coelho.

*Receitas e Magias é a coluna gastronômica da chef Eliane Carvalho, proprietária do restaurante Brie Restô, em Cuiabá.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet