Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Vídeo coluna: Chef Eliane Carvalho ensina como fazer souflée de chocolate

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Vídeo coluna: Chef Eliane Carvalho ensina como fazer souflée de chocolate



Leia mais:
Chef Eliane Carvalho ensina como fazer ceviche de salmão com manga
Chef Eliane Carvalho ensina como fazer um bolo de chocolate para o lanche

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 04 porções

Ingredientes

200 G de creme de leite
15 G de amido de milho
10 G de chocolate em pó
150 G de chocolate meio amargo
04 Gemas
04 Claras
100 G de açúcar
Manteiga para untar as formas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo: Em uma panela, coloque o creme de leite, o chocolate em pó e o amido de milho. Cozinhe em fogo brando sem parar de mexer até começar a engrossar. Fora do fogo, adicione o chocolate picado e bata com fouéeaté derreter, vá adicionando as gemas uma a uma sem parar de bater. Volte ao fogo e cozinhe sem parar de bater por 3 minutos sem deixar ferver. Passe a mistura para uma bacia e bata vigorosamente até amornar. Divida o açúcar em 3 porções. Comece a bater as claras em neve, adicione a primeira parte do açúcar, no meio ponto adicione a segunda parte e no final quando as claras estiverem quase prontas acrescente o restante e bata até ficar firme e lisa. Agora a mistura de chocolate/gemas já deve estar fria, junte as claras em neve misturando delicadamente com uma espumadeira. Unte as formas com manteiga, deixe gelar, ao retirar polvilhe com açúcar e distribua a massa. Dê uma leve batidinha em cada forma para acomodar bem, conserve na geladeira por 1 hora antes de assar. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 18 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir. 



História do Souflée

Não tenham dúvida de que este clássico francês conquistou o mundo!!!! De origem francês, este clássico garantiu seu espaço na cozinha dos brasileiros. É uma preparação leve, rápida e fácil de fazer. A primeira receita surgiu em meados do século XIX, e foi assinada pelo grande Chef francês Antonin Carême. Carême é mundialmente conhecido como o ‘’Rei dos Cozinheiros’’ e claro ‘’Cozinheiro doe Reis’’, além de ser o fundador da haute cuisine, a alta gastronomia francesa. O nome ‘’soufflé’’ (soprar em francês), se dá porque o ar incorporado nas claras batidas se expande ao ser aquecido.

Escolhi preparar esta sobremesa porque ela sempre representou um desafio para todos os alunos (eu e meus colegas) na época em que estudei pâtisserie em Paris no Le Cordon Bleu. Ninguém tinha idéia de qual seria o desfecho daquela aula onde seguíamos para a cozinha para fazer a aula prática do ‘’ tal do soufflé’’. O pânico se instalava, quem já havia passado pela experiência mostrava fotos! Alguns lindos outros afundados, outros tombados para o lado! Enfim, foi um dia marcante! O meu soufflé ficou bonito de um lado só, mas eu fiquei feliz assim mesmo pois para mim significava que eu estava no caminho certo!!! Cuidado ao preparar esta receita, não abra o forno de maneira nenhuma antes do tempo, ele pode tombar literalmente. No forno caseiro, a temperatura ideal é de 200 graus (pré-aquecido) e leva em média 16 a 18 minutos para ficar no ponto. Sempre sirva imediatamente! Não é uma sobremesa que recomendo que se faça para um grupo maior que 6 pessoas (na sua casa) pois até o tempo que vc vai levar para servir deve ser levado em consideração!!!! Aventure-se e divirta-se!!!!!

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet