Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cinema

s2

Curta cuiabano é o primeiro de Mato Grosso a ir para o Festival de Gramado

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Curta cuiabano é o primeiro de Mato Grosso a ir para o Festival de Gramado
Filmado em Cuiabá e com equipe quase totalmente local, o curta S2, lançado em abril, será o primeiro representante mato-grossense a competir no Festival de Gramado, o mais concorrido do país, em agosto de 2015.

Leia mais:
Curta mato-grossense selecionado por Ministério da Cultura termina gravações e será lançado em breve
Curta de Mato Grosso denuncia com arte a invasão das lavouras de algodão nos limites de Chapada dos Guimarães

O filme de Bruno Bini mostra a mudança dos relacionamentos com o advento da internet e das redes sociais: “O curta fala um pouco de como as relações acontecem hoje em dia, com as possibilidades e os problemas que as redes sociais trazem”, diz Bruno Bini, que assina também o roteiro. “Ao mesmo tempo, o filme trata do processo de criação de um roteiro, enquanto acompanhamos Murilo e sua luta para escrever.”

A participação de uma equipe quase totalmente cuiabana também foi uma das preocupações: “Isso reflete bem o amadurecimento do mercado local”, diz Bini. "Em meu primeiro filme, praticamente metade da equipe técnica era de fora. Já em S2, apenas o técnico de som veio de Brasília por conta de uma emergência”, afirma. Além disso, a maior parte da trilha sonora é composta por músicas de artistas locais, como Theo Charbel, Strauss, Rirous e Billy Brown e o Incrível Magro de Bigodes.

O patrocínio do curta veio do Edital de Apoio à Produção Cultural da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O filme também teve o apoio do Hotel Gran Odara, Visom Digital, Natural One e Varadero.

“Ser selecionado para Gramado foi uma ótima surpresa. O festival não é apenas um dos maiores do país, mas uma vitrine excepcional pra qualquer realizador”, afirma Bruno Bini. Além de S2, o sireotr e roteirista estreou com ‘Baseado em Fatos Reais’, em 2001, e também fez ‘Comprometendo a Atuação’ (2006) e ‘Depois da Queda’ (2011).

Festival de Gramado

Em 2015 o Festival de Cinema chega a sua 43ª edição, com 567 curtas inscritos, um recorde. Ivonete Pinto, coordenadora da seleção, explica que os filmes selecionados refletem o cenário audiovisual do país: “A qualidade vem aumentando, o que torna o nosso trabalho mais difícil. Esperamos que, por suas propostas em termos de estética e de linguagem, os curtas selecionados agradem aos espectadores e ilustrem o que de melhor se produz em curta-metragem no Brasil.”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet