Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

da Tchapa e da Cruz

Livro sobre história e memória de Cuiabá é lançado nesta sexta na Casa Cuiabana

Foto: Da Assessoria/ SECEL MT

Livro sobre história e memória de Cuiabá é lançado nesta sexta na Casa Cuiabana
Nesta sexta-feira (06), às 19h, será lançado, na Casa Cuiabana, uma coletânea sobre fatos da Cuiabá antiga. A obra “Cuiabá da Tchapa e da Cruz”, de José Augusto Tenuta, reúne histórias da capital mato-grossense em vários livros e tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e lazer (Secel).

Leia mais:
Projeto governamental possibilita consulta online de acervo de bibliotecas de Mato Grosso
Biblioteca de Cuiabá é selecionada por comitê nacional para receber computadores e cursos de capacitação

José Tenuta é o presidente da Associação Cultural do Mudeo, que faz um trabalho de resgate das tradições e costumes dos antigos moradores da região abrangida pelos bairros Bandeirantes, Dom Aquino e Poção. Ele reuniu em “Cuiabá da Tchapa e da Cruz” muitas das histórias que presenciou quando criança.

Nascido no Coxipó da Ponte, Tenuta passou a infância e adolescência na Rua do Meio, centro de Cuiabá, e viu de perto as transformações pelas quais a cidade passou ao longo dos anos: “muito da nossa cultura está se perdendo, inclusive o modo de falar. O nome do livro é uma referência à cidade que, a meu ver, já morreu como identidade cultural”.

Ao todo são 133 textos entremeados por comentários do próprio autor, onde ele expõe sua visão pessoal dos fatos que presenciou e ouviu. Também podem ser encontradas no livro, fotos históricas que foram cedidas por familiares dos personagens.

Tenuta explica como começou a pesquisa que resultou nessa coletânea de memórias da cidade: “comecei a fazer estes registros há cerca de cinco anos, movido por uma vontade de preservar a memória da cidade, bem como levantar informações até hoje desconhecidas de muita gente. Procurei, por exemplo, a origem do escaldado e encontrei várias versões para este prato. Coloquei no livro a que achei ser mais verossímil”. O autor ainda disse que tem muita história para contar sobre uma Cuiabá que precisa crescer, como outras capitais do país, mas sem enterrar um passado rico de cultura, valor e tradição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet