Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer crème ao caramelo

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer crème ao caramelo
Crème ao Caramelo



Rendimento: 08 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes

01 Litro de leite
06 Ovos inteiros
250 g de Açúcar
01 fava de baunilha
P/ o caramelo:
200 g de açúcar
5cl de água

Preparo


Prepare o caramelo, misture o açúcar com a água e cozinhe em fogo baixo até obter um caramelo dourado. Forre os fundos das forminhas com o caramelo. Reserve. Abra a fava de baunilha ao meio no sentido comprimento, raspe seu interior com uma faquinha para retirar os grãos e coloque no leite (as favas e os grãos). Leve ao fogo e deixe abrir fervura. Enquanto isso, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara. Quando o leite com a baunilha começar a ferver, vá adicionando à mistura de ovos e bata sem parar (para cozinhar o creme). Passe o creme por uma peneira bem fina e distribua ainda quente nas formas. Asse em banho Maria por cerca 25 a 30 minutos a 180 graus. Retire do forno e reserve na geladeira até o momento de servir. Desenforme diretamente nos pratos de serviço



A história do “Crème Renversée au caramel”

Semelhante ao Crème Brûlée, o Crème au Caramel se distingue pela sua textura e seus ingredientes. Este creme obtido pelo cozimento em caramelo tem sua origem misteriosa! É degustado pelo mundo todo porém se desconhece realmente sua origem. As variações desta receita são muitas, na Bretagne há uma versão com manteiga salgada. No Vietnam o caramelo foi substituído por café preto. No Brasil temos nosso pudim, enfim todas tem uma coisa em comum: são maravilhosas!!
Por que escolhi está receita? Porque cresci vendo em todas as reuniões de família o famoso pudim de leite. Quando estava estudando este creme me despertou a curiosidade pois, tinha que saber qual seria a diferença no sabor. Pois bem, lógico que a baunilha faz toda diferença! O creme fica mais perfumado, mais suave e aveludado! Experimentem! Eu fiz o nosso pudim usando a fava de baunilha mas, mesmo assim ficou diferente. Se você é apreciador do nosso pudim, vai amar esta receita!!

Festival de Risoto

Nesta terça (7), quarta (8) e quinta (9) acontece no restaurante Brie Restô um festival de risotos. São quatro sabores a R$70 por pessoa. Saiba mais AQUI. 



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet