Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

No Sesc Arsenal

Baterista homenageia músicos mato-grossenses em seu primeiro disco mesclando jazz com rasqueado

Foto: Sesc Arsenal

Baterista homenageia músicos mato-grossenses em seu primeiro disco mesclando jazz com rasqueado
Nos dias 30 e 31 de julho, o baterista Alex Teixeira lança o seu primeiro CD, “Ganzá-Mocho nos tambores”, com músicas do compositor alagoano, Hermeto Pascoal. O show de lançamento será no teatro do Sesc Arsenal, às 20h, com entrada gratuita.

Leia mais:
Cuiabana, Bruna Viola participa do Altas Horas e canta com Marcos e Belutti
Aos 21 anos, Ana Rafaela mostra maturidade na carreira e lança seu primeiro CD

Alex Paulo Teixeira de Souza tem uma carreira musical consolidada na academia. Os estudos de música começaram cedo no Conservatório Municipal de Presidente Epitácio-SP, onde concluiu com mérito o Curso Livre em Bateria e Percussão. No ano de 2006 foi finalista pelo estado de Mato Groso através do programa Furnas Geração Musical. Alex Teixeira é mestre pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e atualmente, é professor efetivo da Rede Pública de Educação de Mato Grosso.

A reunião de todo esse estudo, conhecimento e experiência com a música foi o que deu origem a esse disco de música instrumental. O eixo condutor do baterista foi a genial música de Hermeto Pascoal agregada aos elementos da música regional de Mato Grosso, combinada à improvisação jazzística como linguagem universal da música instrumental. Teixeira procurou estabelecer um diálogo aberto com as possibilidades da criação de Hermeto Pascoal, com a música mato-grossense e com os processos de improvisação musical.

O artista ainda destaca o uso dos instrumentos musicais regionais, como o ganzá e o mocho, como os “temperos”, trabalhados numa linha transversal do contraponto rítmico, gerando ressonâncias culturais de Mato Grosso. “O ouvinte pode facilmente identificar os elementos da música de Hermeto Pascoal, da música mato-grossense e do jazz”, afirma Teixeira.

Teixeira comenta ainda como foi o processo de fusão rítmica construído pela bateria e a música mato-grossense: “esse processo só foi possível devido às pesquisas realizadas em Mato Grosso durante mais de 10 anos, participando de Festivais de Cururu e Siriri (danças regionais), o contato e troca de experiências com músicos de expressão regional tocadores de ganzá e mocho, e ouvindo registros fonográficos das manifestações artísticas e culturais desse Estado”.

Teixeira escolheu músicas do “Calendário do Som”, de Hermeto Pascoal, para homenagear os artistas mato-grossenses: Tote Garcia (in memoriam), 18 de Maio (Hermeto Pascoal) | José Agnello Ribeiro (in memoriam), 13 de Janeiro (Hermeto Pascoal) | Zulmira Canavarros (in memoriam), 15 de Novembro (Hermeto Pascoal) | Mestre Albertino (in memoriam), 7 de Agosto (Hermeto Pascoal) | Dunga Rodrigues (in memoriam), 15 de Julho (Hermeto Pascoal) | Benjamim Ribeiro (in memoriam), 21 de Fevereiro (Hermeto Pascoal) | Liu Arruda (in memoriam), 30 de Maio (Hermeto Pascoal).

O saxofonista cuiabano, Mestre Bolinha, também é homenageado neste disco, com a música 25 de Dezembro (Hermeto Pascoal) e segundo Alex Teixeira, ele representa a cultivação da música regional nos dias atuais. “Esses sete artistas representam de maneira incontestável a cultura musical da nossa terra, contudo, ganhamos um filho dessa geração de artistas, o Mestre Bolinha. A música 25 de Dezembro vem como um modo simbólico de expressar o nascimento dos bons frutos oriundos das boas sementes.”

O baterista homenageia ainda, o povo mato-grossense com a música 9 de Maio (Hermeto Pascoal), e expressa sua gratidão ao estado de Mato Grosso que o acolheu há mais de 10 anos.

No show de lançamento, Alex Teixeira toca com os músicos Bruno Rejan (GO) - baixo elétrico; Igor Mariano (MT) – piano; Phellype Sabo (MT) – saxofones; e Tarcísio Sobreira (MT) - percussão.

Alex Teixeira

Teixeira foi professor e criador do Grupo de Percussão da UFMT (2010) e também foi professor de bateria da UFG (2013-2014). Atuou profissionalmente com músicos de renome nacional e internacional como: Celso Pixinga, Polaco, Carlos Malta, Djalma Lima, Carlos Corrales, Maio Coope, Kimi Djabate, Sidnei Duarte, Diones Correntino, Fabiano Chagas, Bruno Rejan e Daniel D’Alcântara. Em 2008 participou de duas importantes turnês: Sonora Brasil, homenageando Heitor Villa-Lobos e Concertos pelo Brasil, realizado pelo Grupo Votorantim.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet