Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

veja vídeo

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer ragu de três carnes

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer ragu de três carnes
Ragu de Carnes



Tempo de preparo: 2 Horas
Rendimento: 06 Porções

Ingredientes:

06 Porções de massa seca
400 g de carne bovina
400 g de carne suína
300 g de calabresa defumada
100 ml de azeite
200 ml de óleo
450 g de tomate sem pele em lata
80 g de cebola picadinha
50 g de pimentão vermelho
50 g de pimentão amarelo
03 Dentes de alho moído
02 Colheres (sopa) de páprica doce
Sal
Pimenta do reino
Manjericão
Loro
Queijo parmesão

Preparo:

Corte as carnes em cubos, tempere com sal, páprica doce, suco de limão, azeite, pimenta e sal. Doure bem no óleo. Retire a carne da panela, escorra todo óleo, na mesma panela adicione a cebola picada e o alho com a manteiga. Deixe refogar levemente, acrescente o pimentão, mexa bem, acrescente o tomate picado e a carne douradinha. Cubra com água e deixe cozinhar até amaciar, se preciso adicione um pouco mais de água.
Cozinhe a massa, escorra e reserve.
Sirva a massa com o molho, polvilhe o queijo parmesão, as folhas de manjericão e sirva.



A História do Ragu

Ragu (do francês ragoût, de ragoûter: 'despertar o gosto ou o apetite').
O ragu é um molho diverso de origem italiana e francesa, existem várias versões, com cordeiro, com frango, com carne suína e com a mistura de várias carnes diferentes, as vezes defumadas, o mais tradicional é o ragu à bolonhesa ou molho bolonhesa, originário da região de EmiliaRomagna, onde está localizada a Província de Bolonha na Itália.
Há diversas variedades de ragu, conforme os países:

• Alemanha – ‘’Schweinepfeffer’’ com base em carne de porco
• Bélgica – ‘’Hesbignon, feito em Hesbaye à base de rim de boi, tomates e genebra (aguardente de cereais em que foram infundidas bagas de zimbro); e o Waterzooï, com carnes brancas ou peixe, legumes e um caldo com creme.
• Canadá – Ragoût de boulletttes, típico do Quebec, com cubos de carne bovina e de porco (por vezes frango), cenouras, nabos e salsão; e ragoût de pattes’’ (variante mais comum para tempo de festas), com pé de porco, cubos de porco, canela, cravo e pimenta da Jamaica.
• Hungria - Goulash é um ragu de carnes (boi, vitela, porco, carneiro, cavalo, etc.) com muita cebola e páprica.
• Irlanda - Há variantes do Irish stew original, uma sopa feita num pote, usando também cerveja, que se assemelham ao ragu.
• Itália – ragu tirolês da região de Trentino-Alto Ádige, feito com carne de porco, salsichas, tomates, caldo quante, batatas e vinho.
• Marrocos – Tajines, prato tradicional do país, um ensopado feito com vários tipos de carne, peixes, legumes, frutas e especiarias. O nome vem da tradicional panela marroquina de cobertura cônica, onde os alimentos cozinham.
• Tunísia – ‘’Mloukhiya’’, carne com um molho verde escuro à base de corète potagère (Corchorus olitorius L.). A cor do molho se explica por tradições ligadas à religião muçulmana : a Hégira, o fim do luto e do Ramadan. Mloukhiya é, de forma mais exata, a folha seca da corète, que, reduzida a pó, serve para fazer o molho.

Esta é a receita do “Meu Ragu”! Sim, vc pode criar a sua receita de Ragu!! Normalmente não uso a calabresa, uso uma carne de vitela ou uma palheta de cordeiro, como não tinha nenhuma das duas disponível resolvi usar a calabresa. Eu adorei! Vale a pena testar!! Experimente este prato(escolha a massa da sua preferência, um espagueti, um nhoque um fetuccine etc...) num almoço bem despretensioso, gostoso com a família e um bom vinho! Vai ser divertido!



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet