Olhar Conceito

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

antigo carumbé

Evento incentiva recuperandos a aproveitar seu potencial artístico para música, pintura e modelagem

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Reeducandos no antigo Carumbé

Reeducandos no antigo Carumbé

O projeto ‘Liberdade Consentida – Oficina de Artes’, criada por Benedito Sant’Ana da Silva Freire, volta ao Centro de Ressocialização de Cuiabá a partir da próxima segunda-feira (31). O projeto tem parceria da OAB/MT e faz parte das ações do ‘Circuito Cultural Setembro Freire’, que começa oficialmente na próxima quarta, 2 de setembro. Neste ano, o evento será em homenagem ao artista, grande amigo e parceiro literário de Freire, Wlademir Dias-Pino.


Leia mais:
Ala LGBT diminui violência no cárcere mas ainda não é lei; Mato Grosso é um dos seis estados com o projeto
Pioneira em MT, ala LGBT completa quatro anos e detentos lembram agressões, exploração sexual e até jejum forçado

No antigo Carumbé o projeto acontece das 14h às 16h. A diretora da Casa de Cultura Silva Freire e filha do poeta, Larissa Freire, explica que a iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal carcerária. Ela partia do princípio de aproveitar o potencial artístico dos recuperandos na música, pintura e modelagem.

Na época, os recuperandos inauguraram o ateliê “Poeta Silva Freire” no ambiente da Penitenciária Estadual. Dentre os que participaram dessa ação junto com Freire estava o pintor Adir Sodré.

Agora, com o advento do Setembro Freire, a ação retorna até 18 de setembro, no antigo presídio Carumbé. De acordo com a Assessoria, na programação estão previstas oficinas com os artistas André Gorayeb e Hugo Alberto e os trabalhos que resultarem dessa ação serão expostos na Galeria Silva Freire, que a OAB inaugura no dia 22 de setembro, às 19h, durante o evento.

Os recuperandos recebem da ação o tema “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!”, que foi proposto em 1995 pela convenção Pequim +20.

A mobilização se baseia nas 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim: 1) Mulheres e pobreza; 2) Educação e Capacitação de Mulheres; 3) Mulheres e Saúde; 4) Violência contra as Mulheres; 5) Mulheres e Conflitos Armados; 6) Mulheres e Economia; 7) Mulheres no Poder e na liderança; 8) Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; 9) Direitos Humanos das Mulheres; 10) Mulheres e a mídia; 11) Mulheres e Meio Ambiente e 12) Direitos das Meninas.
Serviço

Mais informações e programação no SITE, FAN PAGE ou TWITTER.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet