Olhar Conceito

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Música

dia 30 de outubro

Músicos regionais homenageiam grandes sambistas brasileiros em show no Chorinho

Foto: Marcos Lopes/Uno Imagens

Músicos regionais homenageiam grandes sambistas brasileiros em show no Chorinho
Depois de apresentação memorável na Academia Mato-grossense de Letras (AML), o grande Noel Rosa será homenageado novamente, agora dividindo as graças com Martinho da Vila, no dia 30 de outubro, a partir das 21h, na casa “Choros e Serestas”, popular Chorinho. A interpretação ficará por conta de dois cantores regionais: Raoni Ricci, cantando Noel, e Marcelo Beleza Pura, cantando Martinho. A apresentação tem direção musical de Andrew Moraes e produção de Deize Águena, contando ainda com a presença dos músicos Clau Simpatia e Joelson Conceição.


Leia mais:
Sarau S.O.S Ítala acontece neste sábado com comida, música e arte em prol de tradicional bar e restaurante
Melanina Carioca, Nego do Borel, SOS ítala e muito mais neste final de semana

O show vem sendo preparado há dois meses e traz no repertório grandes clássicos como Feitiço da Vila, composta por Noel na década de 30, e ‘O pequeno burguês’, composição de Martinho no final dos anos 60. Duas gerações diferentes do samba de Vila Izabel, representados nos palcos de Mato Grosso por dois cantores também de gerações diferentes.

A trajetória de Marcelo é cheia daqueles lugares citados pelos sambistas em suas letras. Ex-jogador do Mixto, morou na Cidade Maravilhosa por um tempo, quando cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi nessa época que samba e carnaval se encontraram e a paixão pelo bloco Cacique de Ramos começou.

Com pai violonista autodidata, um dos tios cantor e compositor de sambas e uma irmã que foi cantora, Marcelo voltou para Cuiabá em 1976, se dedicou à Arquitetura, mas foi se envolvendo cada vez mais com a música.

Foi idealizador do Bloco Beleza Pura, que marcou época em Cuiabá. “Eu era figurinista, cantor, diretor da bateria, organizador. Eu agitei o carnaval cuiabano”, diz sem falsa modéstia, lembrando-se do primeiro samba-enredo original do bloco, composto por Pescuma em 1985.

1985, justamente o ano em que a história de Raoni começa. Filho do jornalista Eduardo Ricci e da atriz e professora de história, Meire Pedroso. Sonhou em ser jogador de futebol, mas abandonou o sonho antes dos 20 anos, com problemas no joelho. Influenciado pelo gosto musical apurado dos pais, começou a se interessar mais por música aos 14 anos, mas foi com 26 anos que passou a tentar um espaço no cenário musical cuiabano.

Em 2012 foi convidado para fazer parte do grupo Conversa de Botequim e engatou um trabalho mais firme no samba cuiabano. Raoni também tem se apresentado em projetos solos e especiais, como ‘O samba, a bossa e as Novas’, que reúne outros cantores da cidade.

Raoni, 30 anos, é jornalista e se une ao arquiteto Marcelo Beleza Pura, 71 anos, para defender a história de Noel e Martinho da Vila. Um encontro de gerações que levará ao público interpretações carregadas de sentimento, marca registrada dos dois cantores.

Serviço

Show ‘Poetas da Vila’, com Marcelo Beleza Pura e Raoni Ricci
Onde: Choros e Serestas – Chorinho
Quando: 30 de outubro, a partir das 21h
Preço: R$ 20
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet