Olhar Conceito

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Música

confira!

Musicarte conta história da música por meio de apresentações de quarta a domingo

Foto: Luzo Reis

Musicarte conta história da música por meio de apresentações de quarta a domingo
Começa nesta quarta-feira (4), no Teatro Universitário Federal de Mato Grosso, o Festival Musicarte, que vai explorar o potencial artístico da música e de músicos, e conduzir o público por uma linha do tempo desde a época medieval, passando pela renascentista e a barroca, até os tempos atuais, com a música contemporânea à base de formações instrumentais, eletrônicas e mistas na tentativa de desenvolver uma arquitetura de som.


Leia mais:
Jogo entre Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles terá atrações culturais no estilo Superbowl
Orquestra formada apenas por violas faz apresentação de aniversário e toca clássicos

O festival segue até o próximo domingo (8), a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir das 19 horas, uma hora antes dos espetáculos começarem.

Idealizado pelos alunos e professores do curso de música da UFMT, o evento surgiu a partir de projetos de extensão que envolvem a comunidade de fora da universidade.

Além da música, haverá também exposição de obras do artista plástico Herê Fonseca no Foyer do Teatro durante os 5 dias. As obras de Herê também estão no material gráfico do festival.

Confira a programação:

Quarta-Feira (4):

- Canto em Canto traz ao público uma mostra variada de canções de todos os tempos. No repertório, toda a versatilidade é revelada em obras consagradas de Vivaldi, Haendel e Pergolesi, com temática sacra e profana. Além disso, o lírico e o singelo da canção e da modinha brasileira ocupam lugar de destaque com a presença de obras como o “Azulão” de Hekel Tavares e “Uirapuru” de Waldemar Henrique.

- Música Pós e Moderna em Câmara revela em uma série de três concertos, obras importantes do século XX. Participam do concerto os músicos Ticiano Rocha, Zeca Lacerda, Cristina Dignart, Mayron Glauco e Hulda Carla.

Quinta-Feira (5):

- Duo Dickmann e Rossati: Formado pela professoras Maidi Dickmann (voz) e Marisa Rosati (piano), o duo traz a público repertório erudito estrangeiro e brasileiro, com obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Alessandro Stradella, entre outros.

- José Fortunato revela à plateia repertório baseado na pesquisa "O idiomático pianístico", de Frédéric Chopin, em 20 peças de Ernesto Nazareth. O objetivo é mostrar alguns aspectos da influência de Chopin na música de Nazareth.

- Grupo de Percussão da UFMT traz em seu repertório peças de renomados compositores que escreveram para grupos de Percussão com diferentes formações, como Steve Reich e a obra Clapping Music e Larry Spivack e a obra Quartet for Paper Bags.

Sexta-feira (6):

- UFMT em Cordas apresenta nomes do repertório clássico, como Beethoven e Mozart. Formado pelos alunos do curso de Bacharelado em Cordas, sob a orientação do Prof. Dr. Oliver Yatsugafu, o grupo aposta na música de câmara e se aprofunda em pesquisas sobre noções específicas deste tipo de formação, tais como performance em conjunto, entrosamento, afinação, equilíbrio sonoro, diversidade de sonoridades, dinâmicas e fraseados.

- Grupo de Música Antiga do Departamento de Artes desenvolve estudos, investigação e execução de repertório dos períodos Medieval, Renascentista e Barroco.

Sábado (7):

- Grupo de Maracatu Buriti Nagô, às 19h, em frente ao Teatro Universitário. Fundado no início de 2014, o grupo ensaia aos sábados no Centro Cultural da UFMT, onde também oferece oficinas gratuitas.

- Grupo de Clarinetas de Santo Antônio do Leverger, formado por crianças e jovens desta localidade, cerca de 30km distante de Cuiabá. Há pouco mais de um ano eles iniciaram seus estudos de clarineta por meio do Programa de Extensão "Clarinetando" do Departamento de Artes da UFMT, coordenado pelo Prof. Dr. Vinícius de Sousa Fraga, professor do Bacharelado em Clarineta. O projeto é uma parceria do Departamento de Artes com a Associação Arte Cidadã, entidade localizada nessa cidade. Já o repertório preparado para essa apresentação contemplará músicas conhecidas do cancioneiro popular brasileiro como Peixe Vivo e Samba Lelê, entre outros.

- Corais Infantil Viva Voz e Juvenil Mus`Art. Projetos também da Associação Arte Cidadã, de Santo Antonio de Leverger, completando assim esta parceria entre Universidade e comunidade.

Domingo (08):

- União da Orquestra Cuiabana de Choro e a recém-criada Filarmônica Cuiabana. Sob coordenação dos professores Eduardo Fiorussi (violão 7 cordas) e Vinícius Fraga (Clarineta), serão interpretadas obras consagradas de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, composições de integrantes do grupo e também outros choros contemporâneos de compositores do Rio de Janeiro (arranjos do disco Furiosa Portátil). No instrumental constarão flautas, clarinetas, saxofones, trompetes, trombones, piano, violões, cavaco, bandolim, contrabaixo e percussão, apresentando nos arranjos os ritmos do choro, maxixe, samba, polca e frevo.

Serviço

Festival Musicarte UFMT, de 4 a 8 de novembro, às 20h
Teatro da UFMT
Entrada gratuita
Ingressos distribuídos a partir das 19h

04/11 – Canto em Canto e Música Pós e Moderna em Câmara
05/11 – Duo Dickmann e Rossati, José Fortunato e Grupo de Percussão da UFMT
07/11 - Grupo de Maracatu Buriti Nagô, às 19 horas e Coral e Grupo de Clarinetas de Santo Antônio
08/11 – Orquestra Cuiabana de Choro e Filarmônica Cuiabana
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet