Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

pré-lançamento quinta

100em1dia: Cuiabá será a 3ª cidade do Brasil a receber projeto colaborativo de propostas para melhor convívio

Foto: Reprodução / Ilustração

100em1dia:  Cuiabá será a 3ª cidade do Brasil a receber projeto colaborativo de propostas para melhor convívio
Unir todas as propostas da população para criar uma cidade melhor, onde as pessoas se encontram, se conectam, criam e espalham arte é a proposta do projeto “Cidade Possível – 100 em 1 dia”, que será pré-lançado em Cuiabá na próxima quinta-feira (26), às 8h no Grand Bazar.

Leia mais:
Primeira edição do Bazar Beneficente da Amaggi em Cuiabá arrecada fundos para criação de espaço social
Vídeo produzido em escola municipal cuiabana ganha concurso nacional do Governo Federal

Desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o projeto é coordenado por Maria Thereza Azevedo, que conta que o projeto surgiu para pensar a cidade com outros modos de viver.

Para ela, o importante é entender a cidade como local de circuito de afetos, com possibilidade de mobilização de ideias, pessoas e experiências. “O espaço como agenciador de subjetividades para uma reinvenção da vida”, acrescenta.

Além de promover o debate, o projeto busca também unir os processos coletivos emergentes na cidade, e as ações de arte e cidadania. A realização do grande encontro será em abril de 2016, na comemoração dos 297 anos da cidade.

No mês de aniversário, serão realizados um debate coletivo e uma ação participativa com temas emergentes sobre Cidades Contemporâneas (com foco em Cuiabá), o “II Colóquio Cidade Pensada, a cidade e suas complexidades”, com pesquisadores, convidados internacionais e nacionais e estudiosos, cujas pesquisas abordam a cidade de Cuiabá, o “II Seminário de Artes da Cena com o tema Arte e Cidade”, para unir pesquisadores nacionais e internacionais que trabalham com arte e, por fim, o projeto 100em1dia, que busca a invenção de cem ações de arte e cidadania para a cidade.

100em1dia

O 100em1dia é um movimento mundial que busca melhorar a vida na cidade a partir da iniciativa criativa e da habilidade de seus habitantes. Para isso, são reunidos grupos, coletivos ou cidadãos da cidade que podem propor ações de cidadania ou arte. O objetivo é chegar a cem propostas em um dia.

O projeto nasceu em Bogotá em 2012 e já aconteceu também em Kopenhagen, Toronto, Milão, Montreal, Santiago do Chile, Genebra, Cidade do Cabo entre outras. No Brasil, já ocorreu no Rio de Janeiro e Blumenau. Cuiabá será a 3ª cidade brasileira a realizar o projeto.

As propostas podem ser para promover a afetividade entre as pessoas, para possibilitar a criação de espaços de convivência e sociabilidade e a prática do cuidado com o outro ou com o espaço urbano, para apoiar conservação do meio ambiente e preservação da natureza, para valorizar a solidariedade e inclusão social a cidade, para alertar o poder público sobre questões urgentes, para promover a arte, para estimular a memória da cidade e para cuidar da vida.

Calendário de execução

Quinta, dia 26 de novembro: Pré-lançamento do projeto
Sábado, dia 2 de abril: Conferência de abertura e apresentações musicais, performances, vídeo, com a participação dos grupos de apoio.
Domingo dia 3 de abril - 100 em 1 dia. Uma cidade, um dia, cem ações.
Segunda-feira dia 4 de abril – Oficinas e início do II Colóquio Cidade Pensada - A cidade e suas complexidades. Mesas compostas por pesquisadores convidados internacionais e nacionais, com pesquisas relacionadas às cidades, além de pesquisadores locais com estudos sobre a cidade de Cuiabá em diversas áreas do saber.
Terça-feira dia 5 de abril – II Colóquio Cidade Pensada A cidade e suas complexidades.
Quarta-feira dia 06 de abril – II Seminário Artes da Cena - Arte e cidade Mesas e conferências com pesquisadores internacionais e nacionais que trabalham com Arte e Cidade.
Quinta-feira dia 07 de abril – Conferência de encerramento e Programação Cultural.
Sexta-feira dia 08 de abril - Aniversário de Cuiabá

O Grand Bazar fica localizado na rua Pedro Celestino, próximo à Praça da Mandioca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet