Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

FNA

Artesanato mato-grossense viaja para Belo Horizonte e é exposto na maior feira da América Latina

Foto: Reprodução / GCom

Artesanato mato-grossense viaja para Belo Horizonte e é exposto na maior feira da América Latina
Mato Grosso vai marcar presença na 26ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), que acontece em Belo Horizonte (MG) desta terça (1) até domingo (6), dentro da Expominas. Com o tema “Do bronze ao ouro, do suor à superação, a alegria de um Brasil feito a mão”, a feira é a maior do gênero na América Latina e deve atrair cerca de 200 mil pessoas.

Leia mais:
Bordadeiras de Chapada expõe nova coleção "Assunto de Cozinha" durante Chapada Gourmet
Artistas de Várzea Grande celebram realização da I Feira Cultural da Casa de Artes

As peças levadas para a exposição foram produzidas por 26 artesãos de Cuiabá, Barra do Bugres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães, São José do Xingu, Barra do Garças, Cáceres e Campo Verde, e tem como material madeira, cerâmica, tecelagem, produtos indígenas e outros. O estande de Mato Grosso é comandado pelo Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Maria do Carmo Avalone, coordenadora do artesanato mato-grossense, afirma que a participação do estado é importante para representar a cultura regional: “A participação do Estado é imprescindível para o fomento da produção artesanal mato-grossense. São peças únicas, que carregam toda originalidade e traços da nossa cultura, que poderão ser levadas para outros estados e para fora do Brasil”.

Organizada pelo Instituto Centro CAPE, a Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet