Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

ingredientes regionais

Mato-grossenses vão para a final de concurso nacional de merendas e podem ganhar prêmio este mês

Foto: Arquivo Pessoal

lasanha de banana

lasanha de banana

Duas merendeiras mato-grossenses embarcam ainda este mês para Brasília pra participar da final do “Concurso Melhores Receitas”, promovido pelo Ministério da Educação. Silvana Aparecida Ribeiro, de Cuiabá, e Nelsi Hoffmann Cassemiro, de Tangará da Serra, já passaram pelas eliminatórias estaduais e regionais, e agora concorrem ao prêmio final.

Leia mais:
Concurso escolhe melhor receita de merenda do Brasil e dá viagem e R$5 mil ao merendeiro
Sorvete de pastel de belém une tradição e frescor e encanta turistas em Chapada

A receita de Silvana é uma lasanha de banana com carne moída. A merendeira conta que assim que começou a trabalhar na cozinha da escola Professora Zélia Costa de Almeida, no Jardim Presidente II, eles logo receberam o email convidando para participar do concurso: “Eu já cozinho há muitos anos, desde pequena, e logo de cara pensei em fazer essa lasanha”, conta.

No entanto, a cozinheira perdeu o prazo de inscrição: “Era preciso mandar uma foto do prato pronto, mas meu netinho estava com problema de saúde e eu não estava com cabeça pra isso. Só que depois eles prorrogaram a data e eu consegui me inscrever”.

Dentre as exigências do concurso, era preciso que a receita fosse salgada, não fosse copiada da internet ou de livros e que utilizasse os alimentos que a cozinha da escola tem acesso e que fossem regionais. Por isso, Silvana escolheu a banana e a carne moída, que são produtos baratos. “Quando eu fiz aqui na escola a aceitação foi ótima”, afirma Silvana.

Nelsi, por sua vez, trabalha em uma creche com crianças pequenas, em Tangará da Serra, e se apegou aos ingredientesque são mais difíceis de ser aceitos: “Como eu trabalho com criança pequena, elas tem mais dificuldade de aceitar e comer os legumes. Só que quando eu fiz a torta a aceitação foi ótima, quase 100%”, conta.

Ela trabalha como merendeira na Creche Futuro Brilhante há dois anos, e viu o anúncio do concurso pelo Facebook:“Quando eu vi já me deu um friozinho na barriga e aquele pensamento de que aquilo era pra mim. Depois chegou o ofício lá na escola e eu quis me inscrever”, conta. Ela foi a única merendeira da cidade a participar do Melhores Receitas e escolheu um prato que aprendeu com sua mãe: “Mas como não são todos os ingredientes que vem até a escola eu improvisei”.

Silvana e Nelsi, como já estão na final, ganharam um curso de Boas Práticas e Elaboração de Receitas, que farão em Brasília na semana da premiação. As duas ganharam também as passagens e hospedagens. No próximo dia 27, se uma delas for a grande vencedora nacional, ganhará uma viagem e R$5 mil reais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet