Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

underwater

6 intervenções incríveis feitas debaixo do mar

Foto: Reprodução

6 intervenções incríveis feitas debaixo do mar
O oceano é fascinante. Existe uma certa magia que faz com que nos perguntemos sempre como é de fato aquele universo todo que existe num meio ambiente no qual não podemos sobreviver por mais do que alguns minutos. Essa fascinação fez com que alguns artistas e empresas escolhessem o mar como cenários para suas obras e produção.

Reunimos no post de hoje 6 intervenções criadas debaixo d’água. Confira:

1) Escultura Submersa Gigante

Quem for nadar na região de Nassua, nas Bahamas, irá se deparar com uma escultura gigante chamada de Ocean Atlas. Criada por Jason de Caires Taylor e instalada no local no começo de outubro, a peça é uma garota que parece estar “segurando” o teto do oceano.

Medindo cinco metros de comprimento, quatro de largura e pesando 60 toneladas, esta é a maior escultura já colocada no fundo do mar. Criada com um material de pH neutro e instalada em camadas, a peça irá funcionar como um recife artificial para a vida marinha da região. A Ocean Atlas demorou um ano para ser construída e foi criada com a ajuda de uma máquina de corte controlada por computador.

2) Exposição fotográfica debaixo d’água

O austríaco Andreas Franke é fotógrafo há 20 anos e, há pelo menos 5, sua experiência tem sido um tanto fora do convencional com exposições debaixo d´água!

Amante do mergulho, Andreas, em uma de suas expedições, encontrou um navio no fundo dos mares da Flórida e em 2011 surgiu seu primeiro projeto fotográfico subaquático chamado Vandenberg Project.

3) Grávidas mergulhadoras

Muitas futuras mamães costumam fazer ensaios fotográficos com o barrigão, que eventualmente irá sumir. Entre muitas poses, cenários e companhias, as grávidas registram o momento especial com a ideia de eterniza-lo. Pensando em inovar, o fotógrafo Adam Opris as levou para dentro d’água, criando fotos diferentes de tudo o que já vimos para a série Underwater Maternity.

Ao estilo sereia, as mães aparecem submersas na água com vestidos e cabelos em movimento, mostrando orgulhosamente suas barrigas às lentas do fotógrafo, em um cenário que transmite paz e muita luz. Algumas imagens mostram outros membros da família, como o futuro papai ou os demais filhos.

4) Parque submerso

Depois que o mergulhador suíço Marc Henauer ouviu sobre o parque submerso que fica em Tragoess, na Áustria, ele decidiu conhecê-lo e o resultado foram essas fotos absolutamente mágicas. Assim que a temperatura sobe, e que a neve começa a derreter na região, uma lagoa de águas cristalinas surte e inunda a área de um parque, deixando até mesmo as árvores absolutamente submersas. O nível da água chega até 12 metros de profundidade.

Segundo o mergulhador de 39 anos: “Quando eu estava debaixo d’água, era como se eu estivesse nadando num mundo mágico, era muito bonito. Nadar por cima da grama verde, das flores, das trilhas, das pedras e das árvores era como estar num conto de fadas.” O resultado dessa experiência foi esse vídeo que dá vontade de arrumar as malas e a roupa de mergulho e repetir a experiência do suíço:



5) Alice no País das Maravilhas debaixo d’água

Debaixo d’água o mundo adquire novas formas, a partir da luz, da gravidade e das diferentes cores. Diferente também foi o lugar em que se viu Alice, na obra de Lewis Carrol, ao cair no buraco da toca do coelho em uma quente tarde de verão. Sob as águas das Bahamas, a fotógrafa Elena Kalis recriou a obra “Alice no País das Maravilhas”, unindo os elementos lúdicos da história à beleza do mar.

A série, chamada “Alice in Waterland” (“Alice no País das Águas”, em tradução livre) conta com a participação de Sacha, filha da fotógrafa. Além de viver próxima ao oceano desde pequena, a garota tinha 10 anos, a mesma idade da personagem do livro, no início do projeto. A série fotográfica levou dois anos para ficar pronta.

6) Pesquisas de Sistemas Submarinos de Produção da GE

E por falar em tanta coisa bacana acontecendo nas profundezas do mar, viemos contar também sobre um trabalho realizado pela GE, que está levando para o fundo do mar toda a estrutura de extração de petróleo e gás.

Levar uma plataforma de petróleo para debaixo do mar não é nada fácil, pois é preciso lidar com aumentos e diferenças das temperaturas e pressão. Para tornar isso possível, uma série de tecnologias inovadoras está sendo desenvolvida no Centro de Pesquisas da GE no Brasil pelos pesquisadores de petróleo e gás.

Parte do trabalho é migrar os sistemas de separação para o fundo do mar. Em termos simplificados, é o processo de limpar o petróleo bruto, retirando água e gases que vêm junto com ele.

O desafio é grande e parece até ficção científica. Mas vendo tudo isso de perto a gente percebeu que isso é o que move o pessoal por lá. Afinal, como eles mesmos dizem, se dá para imaginar, dá para fazer.

Quer saber mais sobre o que a GE do Brasil está desenvolvendo no seu Centro de Pesquisas? Confira os Postais do Futuro e veja como a tecnologia vai mudar nossa vida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet