Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

primeira edição

Academia Mato-Grossense de Letras lança prêmio literário; Confira edital

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Acadêmicos reunidos em cerimônia de posse

Acadêmicos reunidos em cerimônia de posse

A Academia Mato-Grossense de Letras (AML), seguindo os planos de democratizar e agitar ainda mais a cena cultural do estado, lançou esta semana uma novidade: A primeira edição do prêmio literário da AML. Os interessados podem inscrever-se até o dia 30 de novembro.

Leia mais: Casa Barão de Melgaço ganha novo 'frescor' com posse de Lucinda Persona; Fotos

As categorias que serão consideradas no prêmio são as seguintes: Romance, poesia, conto, literatura infantil, ensaios literários e conjunto da obra. “Nós já pedimos para as editoras mato-grossenses nos enviarem todos os trabalhos editados nos anos de 2012, 2013 e 2014, excetos os dos próprios acadêmicos da AML”, explicou o presidente da AML, Eduardo Mahon.

As obras serão analisadas pelo “Conselho de Avaliação”, composto pelos acadêmicos Benedito Pedro Dorileo, Marília Beatriz de Figueiredo Leite e Ivens Cuiabano Scaff. Caso algum escritor mato-grossense tenha um trabalho avulso ou editado independentemente, também poderá participar do prêmio.

Nestes casos, o escritor deve enviar um exemplar impresso do seu trabalho nas categorias citadas para a Casa Barão de Melgaço. Endereço: R. Barão de Melgaço, 3.869, Centro, Cuiabá-MT.

A cerimônia de premiação será realizada em abril de 2015, mês do aniversário de Cuiabá. O vencedor receberá a “Medalha do Mérito Acadêmico José de Mesquita”, destinada a “laurear todos aqueles que, de forma determinante, tenham contribuído para o desenvolvimento cultural do Estado de Mato Grosso e, em casos excepcionais, reconhecer personalidades nacionais que tenham relação com a produção intelectual mato-grossense”.

De acordo com o regulamento geral da “Medalha do Mérito Acadêmico José de Mesquita”, O agraciado será convidado para todas as sessões solenes da Academia Mato-Grossense de Letras, poderá tomar assento preferencial na plateia, terá o nome citado nas cerimônias e, se quiser, terá voz nas reuniões ordinárias da AML, sem direito a voto.

Veja na íntegra o edital do Prêmio Literário da AML:
 
A Academia Mato-Grossense de Letras faz saber que premiará, no ano de 2015, conforme a Resolução 007/2013-2015, trabalhos publicados nas seguintes categorias: I – Romance; II – Poesia; III – Conto; IV – Literatura Infantil; V – Ensaios literários; VI – Conjunto da obra. Para tanto, constituiu um conselho de avaliação formado pela atual diretoria e ainda pelos acadêmicos nomeados Benedito Pedro Dorileo, Marília Beatriz de Figueiredo Leite e Ivens Cuiabano Scaff.

Os trabalhos devem ter sido publicados em livro individual, coletânea, revistas, jornais, ou ainda em qualquer meio impresso em que seja possível o registro e arquivo na Casa Barão de Melgaço. Admitem-se apenas publicações de autores mato-grossenses ou, sendo ou não nascido no Estado, de editoras, jornais, revistas com sede no Estado de Mato Grosso. As publicações a serem analisadas compreendem o período de 2012, 2013 e 2014, sendo descartadas do concurso todas as anteriores ao período estipulado. No caso de múltiplas edições, será considerada a primeira.

Atendendo ao princípio da impessoalidade, impõe-se a desclassificação de qualquer obra cuja autoria pertença a acadêmico, membro do conselho ou não, ou ainda parente até terceiro grau. Também serão desclassificados trabalhos onde acadêmicos fizeram intervenções como prefácios, orelhas, apresentações e outras manifestações. Não haverá premiação em dinheiro, nem classificação ordinária. Premiar-se-á o melhor trabalho das seis categorias com um troféu realizado especialmente para o evento de divulgação de resultado, dando direito aos ganhadores de publicarem as poesias, contos e ensaios na Revista da Academia Mato-Grossense de Letras, com exceção de romance pela extensão da obra, podendo apontar nas edições dos trabalhos a distinção recebida.

O material deverá ser encaminhado à Casa Barão de Melgaço, na R. Barão de Melgaço, 3.869, Centro, Cuiabá-MT, até o dia 30 de novembro de 2014 ou entrega-lo diretamente a qualquer dos integrantes do conselho avaliador. Todos os interessados poderão remeter as publicações, incluindo os próprios autores, as editoras, jornalistas ou mesmo terceiros. A Academia Mato-Grossense de Letras, após listar todos os trabalhos recebidos, analisará a produção literária enviada, fará publicar nos veículos de comunicação os finalistas e a data para a entrega da premiação.
 
 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet