Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

incentivo à leitura

Campanha quer mobilizar população para arrecadar livros e construir bibliotecas

Foto: Reprodução/ Tumblr

Campanha quer mobilizar população para arrecadar livros e construir bibliotecas
Com o lema “você pode, Mato Grosso pode, nós podemos”, a Secretaria de Estado de Educação lançou uma campanha para criação de bibliotecas através da doação de livros.

Leia mais:
Falar bem em público: UFMT abre inscrições para o curso " Técnicas em Oratória"

“Devemos nos empenhar para fazer uma campanha única pela conscientização”, resume as professoras Sonia Maria Bispo Amorim e Simone Zanelatti, Núcleo Estadual, ligada à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). Elas estão credenciadas a acompanhar este processo no Estado.

De acordo com a Seduc, a campanha surgiu em comemoração ao dia nacional do livro didático, que acontece em 27 de fevereiro. Com isto, várias ações para arrecadar livros, revistas, gibis, CD’s, fotos, vídeos, dentre outros, serão realizados a nível nacional.

O objetivo da campanha é mobilizar a população e a comunidade de forma que juntos, todos possam contribuir para a construção de novas “áreas do saber”. Com estes novos espaços, busca-se incentivar crianças e adultos para a prática da leitura.

O resultado desta arrecadação em Mato Grosso será destinado às unidades escolares e entidades filantrópicas mais carentes. “Estamos pensando até em disponibilizar algumas caixas como pontos de coleta de livros no prédio da Seduc e nas Assessorias Pedagógicas de Cuiabá e Várzea Grande”, revelam as professoras.

8 Jeitos de Mudar o Mundo

As professoras explicam que, em meados de 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Estes itens – segundo o organismo mundial - devem ser atingidos por todos os países até 2015.

A campanha de doação de livros didáticos – que ocorrerá simultaneamente em todo o pais –, é um meio de alcançar as demandas diagnosticadas pela ONU no início deste século e se mostra também “uma oportunidade para juntos mudarmos a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país”, resumiram.

As ações recomendadas pelo Dia Nacional do Livro Didático, que definiu o próximo 27 de fevereiro como o dia “D” desta campanha, são diversas. As sugestões vão desde arrecadação de livros, que é a iniciativa mais comum, até a promoção de concursos “leitor do mês”, entre outros.

Itens sugeridos para fomentar a campanha:

- Realização de campanhas para arrecadação de livros;
- Sensibilização dos alunos sobre a importância da preservação dos livros didáticos;
- Incentivo do uso de bibliotecas;
- Disponibilização de espaços para leitura na escola/empresa;
- Promoção de grupos de leitura;
- Promoção de campanhas “leitor do mês”

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet