Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Piavuçu

Aluna da UFMT estuda características de hambúrguer feito com peixe do Pantanal

Foto: Daiane Cardoso

Aluna da UFMT estuda características de hambúrguer feito com peixe do Pantanal
Uma aluna da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve como tema de sua dissertação de mestrado as características do hambúrguer de Piavuçu (Leporinus macrocephalus). O Piavuçu é um peixe de água doce bastante comum no Pantanal mato-grossense.

Daiane Alves Cardoso estudou em sua pesquisa as características microbiológicas, físico-química e sensorial de hambúrguer de paivuçu (Leporinus macrocephalus) adicionado de proteína texturizada de soja.

Leia mais: 
Confeiteira de Cuiabá tem opções como bolo de churros, leite ninho, cupcakes e brigadeiros gourmet

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famevz), Cardoso irá defender sua dissertação nesta sexta-feira (13), às 14h, na sala da pós-graduação. Leia abaixo o resumo do projeto:

“Mato Grosso é atualmente o maior produtor brasileiro de peixes criados em piscicultura, e torna-se extremamente importante o aproveitamento integral das espécies produzidas no Estado, dinamizando assim toda a cadeia produtiva, e aumentando o consumo de peixes e seus derivados pela população de Mato Grosso. Com o intuito de agregar valor ao pescado, esta pesquisa utilizou o filé de piavuçu (Leporinus macrocephalus), um peixe de baixo valor comercial, para o preparo de hambúrguer adicionado de proteína texturizada de soja no processamento e avaliar suas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.

O teste de intenção de compra mostrou que o tratamento com 2% de farinha de soja obteve maior intenção de compra. O processo de elaboração dos hambúrgueres à base de filé de piavuçu foi obtido com sucesso, provando ser possível sua implantação em plantas de produção de pescado de pequeno, médio e grande porte, agregando valor ao pescado produzido, gerando empregos, e diminuindo o volume de efluentes industriais”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet