Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Turismo

para visitar família

Apesar de grande potencial turístico, 90% dos que visitam o Araguaia são de MT e Goiás

Foto: Reprodução

Praia do Rio Araguaia em Mato Grosso

Praia do Rio Araguaia em Mato Grosso

Um estudo provou o potencial turístico da região do Araguaia no ‘Encontro das Águas’. O território, que abrange os municípios mato-grossenses de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças (Goiás) teria, segundo o estudo, que ser mais explorado para atrair um público de fora do Centro Oeste. Atualmente, 90% dos turistas são de Mato Grosso e Goiás.

Leia mais:
Governo pretende estreitar relações culturais com a Itália e evento de intercâmbio deve acontecer em 2016
CI Intercâmbios oferece descontos para viagens até o fim de 2015

As conclusões foram tiradas pela professora Rita Maria de Paula Garcia, do curso de turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Nova Xavantina. Em sua pesquisa, ela concluiu que o local recebe turistas o ano todo, e não só na época da seca, mas que a região deve ser estudada como um todo:

“Estes três municípios são agrupados. Eu não poderia estudar Barra do Garças isoladamente porque o turismo acontece nos três municípios agrupados. Esse turista flui entre eles e, muitas vezes, ele nem se dá conta que está passando e trafegando por três municípios. Normalmente ele se hospeda em um, utiliza os atrativos dos outros”, afirmou.

De acordo com a Assessoria da universidade, a professora buscou entender quem eram os turistas, quais lugares visitavam, quais suas preferências e motivações. Chegou-se ao resultado de que, atualmente, a maior parte de quem vai ao Encontro das Águas o faz para visitar amigos e parentes, seguidos dos que buscam lazer.

Os locais mais apontados como destinos turísticos foram o Parque Municipal das Águas Quentes, as cachoeiras no Parque Estadual da Serra Azul e as praias dos rios Araguaia e das Garças, respectivamente.


Cachoeira no Parque Serra Azul (Foto: Reprodução)

Fomentar o turismo

Rita Maria percebeu o potencial turístico da região, mas afirma em sua pesquisa que é preciso investir em infra estrutura para que atrair mais pessoas. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT), Joari Proença, a região será estudada exatamente para maior desenvolvimento.

“Estamos organizando uma visita técnica ao Araguaia, para fazer a divulgação do local. Sabemos também que é preciso uma melhor infra-estrutura pois este é um importante pólo turístico do estado, então precisamos de mudança”, afirma.

Joari ainda conta que existe uma parceria com o Governo do Estado para desenvolver a região e também os outros pólos mato-grossenses de turismo. Em abril de 2014, por exemplo, acontece no Centro de Eventos do Pantanal a Feira Internacional de Turismo, que vai apresentar todo o estado de Mato Grosso aos visitantes. “Além de melhorar a infraestrutura, é preciso também aumentar a divulgação do Araguaia”, finaliza o presidente.

Governo

No último dia 10 de agosto, o governador do estado, Pedro Taques, firmou um convênio em Barra do Garças para a construção de um Centro de Eventos e a revitalização da orla do Porto do Baé, à margens dos rios Araguaia e Garças. Além disso, o governador assinou um termo de compromisso com um cronograma que promete a reabertura do Parque da Serra Azul. O acordo foi firmado exatamente para reforçar o turismo na região do Araguaia.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet