Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Machsimo ao contrário?

Aplicativo permite que mulheres avaliem homens e gera polêmica; Conheça o Lulu

Foto: Reprodução

Aplicativo permite que mulheres avaliem homens e gera polêmica;   Conheça o Lulu
A combinação de rosa escuro e preto dão um ar moderno à interface do aplicativo. O nome “Lulu” remete à expressão “Clube da Luluzinha”, personagem dos quadrinhos criados por Marjorie Henderson Buell. Indica também que o aplicativo, que virou febre, é dedicado ao público feminino.

A forma como funciona é simples: As mulheres conectam o aplicativo com o facebook e, através de uma avaliação com perguntas que envolvem os defeitos, qualidades, performance sexual e educação do homem em questão, geram uma nota de 0 a 10 para o homem avaliado. A nota pode ser vista por todas as amigas do facebook em questão.

Segunda a descrição do site oficial do Lulu, "o aplicativo foi criado com o objetivo de criar uma rede privada para garotas expressarem e dividirem suas opiniões sobre garotos, bem como “tomar decisões mais inteligentes em assuntos que vão de relacionamentos à beleza, saúde e bem-estar”.

O aplicativo permite que as mulheres avaliem os seus amigos do Facebook dando notas e usando hashtags engraçadinhas, como #MaisPopQueOPapa, #RespondeSMSRapido, #DeixaAsInimigasComInveja, #PiorMassagemDoMundo e #ObcecadoPorStarWars (veja outras no quadro abaixo). O cruzamento de informações gera uma nota final de 0 a 10, que pode ser acessada e comentada pelas usuárias.

Os garotos que se sentirem ofendidos ou quiserem tirar seus perfis do aplicativo podem fazer isto através do facebook. O Lulu, no seu manual de funcionamento, explica que os questionários são de múltipla escolha, portanto nenhuma mulher pode escrever qualquer coisa sobre um homem. Também afirma que todos os perfis com pessoas menores de 17 anos são bloqueados. Os usuários do Lulu também têm a opção de discordar das avaliações feitas.

A polêmica do Lulu

Mas o que surgiu como forma de interação feminina e virou febre acabou dividindo opiniões. Muitas mulheres sentiram-se ofendidas por verem os namorados serem avaliados, seja de forma positiva ou negativa.

Outras já dizem que é o aplicativo é um “machismo invertido”, uma forma de tratar os homens como objetos. Mas muitas são da opinião de que o aplicativo é, na verdade, uma forma divertida de interação e fonte de boas risadas.
Segundo uma estudante de publicidade da UFMT que preferiu não se identificar, o aplicativo é mais engraçado do que qualquer outra coisa. “Até agora não vi problema nenhum nele [Lulu]”, disse.

Sobre a polêmica do machismo invertido, a estudante afirma que se fosse o contrario, os homens “pesariam a mão”, sendo que o que era para ser uma brincadeira se tornaria extremamente ofensivo. Sobre as avaliações, a futura publicitária diz que sabe que algumas coisas são verdades, mas que outras devem ser avaliadas de acordo com cada caso. “Às vezes o cara foi babaca com uma menina porque a situação era essa. Ou o sexo foi ruim porque estavam muito bêbados e ele pode ter sido ótimo com outra porque estava apaixonado. E por ai vai”.

No entanto, representantes do sexo masculino discordam desta casualidade que muitas mulheres atribuem ao aplicativo. Um estudante de comunicação da mesma universidade afirmou que “se fosse o contrário, as feministas iam chiar”.

O que diz a criadora do aplicativo

A criadora do aplicativo é a jamaicana Alexandra Chong. Em uma entrevista ao jornal “O Globo” no dia do lançamento do aplicativo no Brasil, Alexandra disse que o país foi escolhido facilmente pela sociabilidade do público.



De acordo com ela, o aplicativo ajuda as mulheres a separarem os solteiros “bons” dos “ruins”. “O Lulu prepara as meninas nesse ambiente, permitindo que elas avaliem os homens anonimamente e tenham informações para tomar as melhores decisões”.

Sobre as criticas dirigidas ao seu aplicativo, Alexandra afirma que o Lulu é um reflexo do mundo real e que é natural meninas discutirem garotos e relacionamentos. A criadora afirma, além disso, que já recebeu meio milhão de emails de pessoas querendo ser avaliadas pelo Lulu. “O Lulu é totalmente provocante, e nós achamos isso uma coisa boa: significa que nós estamos criando um produto que é considerado interessante e útil”.

Outra crítica ao aplicativo é a heteronormatividade de suas atividades. Sobre isso, Alexandra diz que está muito animada com a ideia de criar um aplicativo destinado ao público LGBT, mas que não tem como anunciar nada por enquanto.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet