Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

exposição fotográfica

Após “Road Trip” pelos EUA, cuiabano expõe fotos em galeria da cidade

Foto: Aruã Callil

Após “Road Trip” pelos EUA, cuiabano expõe fotos em galeria da cidade
Tirar aquele tempo de folga pra viajar é o sonho de muita gente, conhecer pessoas e lugares, experimentar sensações e vivenciar outras realidades é o que buscam os amantes do turismo. Foi isso que o cuiabano Aruã Callil fez. Numa viagem de carro, de costa a costa dos Estados Unidos (EUA), ele visitou os principais parques nacionais estadunidenses.

O melhor é que os registros dessa viagem vão poder ser conferidos a partir deste sábado (25), às 21h na galeria Door 607, em Cuiabá. Lá ele coloca em exposição seus cliques fotográficos que vão deixar os visitantes com vontade de sair com a mochila nas costas.

Leia mais:
Abertura do “Sesc Amazônia das Artes 2015” derruba fronteiras artísticas e promove arte da Amazônia legal

Aproveitando a viagem de sua mãe, que foi estudar na terra do Tio Sam, o fotógrafo Aruã Callil decidiu embarcar para uma temporada no país. Lá ficou durante um ano, e foi durante esse período que realizou seu sonho de fazer uma “Road Trip” (viagem de carro). “Eu sempre gostei muito de viajar, conhecer novos lugares, outras culturas. Tanto é que a ida aos Estados Unidos surgiu por causa dessa ânsia”.

Atravessando o país de leste a oeste, tendo como ponto de partida a cidade de Blacksburg, localizada no interior do Estado da Virgínia, Aruã percorreu cerca de 5 mil quilômetros em companhia de sua mãe e seu irmão, até São Francisco, na Califórnia. A viagem, que foi feita de jeep, durou pouco mais de um mês e a família visitou lugares como as gargantas de pedra do Grand Canyon e as incrivelmente altas árvores do Sequoia National Park.


Foto: Aruã Callil

A escolha de visitar esses parques de natureza exótica e exuberante teve forte influência da área em que Aruã estudava no Brasil antes de sair em viagem, já que ele precisou trancar o curso de geologia que cursava na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Aruã explicou ao Olhar Conceito que este tipo de viagem feita de carro é muito comum nos Estados Unidos, e que as estradas são excelentes para este tipo de turismo. Quando perguntado sobre alguma dificuldade durante o trajeto, ele contou a reportagem um acontecimento que para os brasileiros seria uma novidade.

“Uma noite estávamos dirigindo, e começou a chover, mas o termômetro dentro do carro estava indicando -3º C, até estranhamos estar chovendo e não nevando. De repente, todas as rodovias interditaram, a polícia parou o fluxo de veículos por conta de gelo na pista, foi dificílimo achar vaga em algum hotel das cidadezinhas próximas. Sorte a nossa que um grupo de trabalhadores bem simpático que estavam hospedados em dois quartos cedeu um quarto deles pra gente e ficaram amontoados em cinco pessoas no outro. Mas foi impressionante como a pista fica escorregadia no gelo, os carros simplesmente não andam, derrapam”, contou Aruã.

Seu interesse pela fotografia, que começou quando criança em máquinas analógicas, só cresceu com a realização dessa viagem. Para conseguir captar a beleza do local utilizando os melhores recursos que uma máquina fotográfica pode oferecer, Aruã começou a pesquisar um pouco mais a fundo sobre fotografia antes de viajar.

“Comecei a estudar fotografia mais a sério. Pesquisar sobre técnicas de composição, tipos de luz, comecei a fotografar no modo manual me preocupando com o ISO, abertura do diafragma e tempo de exposição, enfim, tudo isso com uma antiga máquina da família. Com esses estudos me apaixonei verdadeiramente pela fotografia e percebi que isso não seria um hobbie qualquer e sim um grande pedaço da minha vida!”.

A realização desta exposição, que contará com cerca de 20 fotografias retratando desde paisagens naturais às construções urbanas, é uma grande felicidade pessoal para Aruã. A satisfação em mostrar um pouco da sua arte para o público e trazer um pedacinho desse momento tão incrível para ele á todos os visitantes da exposição, pôde ser notada durante a entrevista e com certeza será transmitida a todos que aparecerem na galeria para viajar através de suas fotografias.


Foto: Aruã Callil

“Dividir esse prazer com o povo cuiabano, que é o lugar de onde eu vim e aonde eu cresci, me dá mais prazer ainda! Acho importante para os artistas, seja um fotógrafo, um escultor, pintor, ator, cineasta, seja qual for o formato de arte que ele produz, a divulgação e o retorno para a sociedade. Pois de que adianta produzir algo que não será compartilhado?”, declarou o artista.

Com mais uma viagem em fase de planejamento, dessa vez para a América do Sul passando por Bolívia e Peru, o fotógrafo revela que o foco das fotografias será mais humanizado. “Percebo agora como com o tempo vamos amadurecendo. Nesta primeira viajem o foco das fotografias são as paisagens mesmo. Para a próxima existe um olhar completamente diferente, aonde o foco irá além das paisagens. No próximo destino, a cultura local, as pessoas que vivem lá, seu dia a dia, sua cultura regionalizada serão o meu foco”, declarou Aruã.

A exposição da “Road Trip” do Aruã Callil acontecerá na galeria de arte Door 607, deste sábado (25) até a próxima terça-feira (28) a partir das 21h. As fotografias poderão ser adquiridas por quem tiver interesse. A entrada é gratuita e todos são muito bem vindos.

Serviço

Door 607 – Galeria de Arte
Rua do Meio – Praça da Mandioca
Telefone: 65 9266-5310
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet