Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artesanato

novos talentos

Artesã deixa trabalho fixo de 14 anos para se dedicar ao que ama e abre loja de bonecas de pano

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Artesã deixa trabalho fixo de 14 anos para se dedicar ao que ama e abre loja de bonecas de pano
Há quase um ano, Fátima Santos decidiu abandonar seu emprego estável de gerente no comércio, onde estava há mais de 14 anos, para seguir um sonho: o artesanato. Ela percebeu que era hora de se entregar a esse amor, que há oito anos fazia apenas por ‘diversão’.

Leia mais:
Armazém da Creuza agora compartilha espaço com Brechó da Poppi; Veja novidades
Primeiro Magnólia Gourmet do ano acontece nesta quarta-feira; Veja participantes

Começou a confeccionar bonecas de pano com ajuda de cursos na internet, e fazia para presentear amigos e família. Dois anos antes de deixar seu emprego, iniciou a obra do ateliê que hoje trabalha. “Depois de um tempo, começou a ficar insustentável viver sem me dedicar à minha paixão. Eu acho que Deus não dá um dom para uma pessoa se não for pra ela viver daquilo”, afirma Fátima.

Ao mesmo tempo em que iniciava o novo trabalho, a artesã fez também um curso de fotografia para ajudar na divulgação das bonecas, montou site e Fan Page no Facebook e aos poucos foi ganhando seu espaço virtual: “Mas a maior parte do meu público é de fora do estado. Não tenho visibilidade aqui”, conta.

Em dezembro de 2014, Fátima queria participar da Feirinha da 24: “Eu sempre ouvi falar da Feirinha, mas achava que seria algo inatingível. Como o não eu já tinha, resolvi falar com o pessoal e pedir um espaço, e recebi a resposta em janeiro”. Ao contrário do que ela imaginava, o “Encantário Estúdio Criativo” vai expor na próxima feirinha, dia 07 de fevereiro.

As bonecas de pano, bonecas tilda e animais do Encantário são feitas com técnicas e materiais diferentes entre si, por isso o preço varia de R$55 a R$200. “A boneca mais cara é feita com lã de ovelha de verdade, enquanto algumas são de Acrílico”, explica Fátima. O estilo também varia, visto que com suas pesquisas a artesã tem inspirações em bonecas russas, norueguesas e outras.



A inspiração da artesã, acima de tudo, é a vontade de resgatar valores da infância: “O material que eu uso mantém o cheiro da criança, o calor. Hoje em dia vemos muitas crianças brincando com eletrônicos, mas acredito que esses brinquedos são hipnotizantes”, comenta, “Quando eu pesquisei sobre bonecas, vi que elas são mais do que brinquedo. Elas ajudam a desenvolver a valorização do próximo”.

Os produtos do Encantário Estúdio Criativo estão disponíveis no SITE, FAN PAGE ou por telefone (65) 9918-2777. Eles também estarão expostos na Feirinha da 24, dia 07 de fevereiro, na Rua 24 de outubro, 937.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet